
Pesquisadores da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) desenvolveram um capacete que funciona como respirador. O produto, que foi inspirado em um similar desenvolvido na Europa, pretende ajudar os hospitais na lita contra o novo coronavírus.
O Hospital das Clínicas de São Paulo deve receber ainda nesta semana os primeiro protótipos do produto feito no Brasil. Os respiradores são menos invasivos que os tradicionais, dando maior conforto ao paciente e, além disso, dispensam a necessidade de leitos de UTI, que sofrem com a superlotação.

Os aparelhos – desenvolvidos no Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) da Universidade Federal da Paraíba, no Centro de Energias Alternativas e Renováveis (Cear), em João Pessoa – serão produzidos também por empresas nacionais.
Carlos Carvalho, pneumologista responsável pela UTI do HC, contou ao portal R7 que os respiradores passarão por uma fase de testes no hospital antes de serem liberados para toda a rede de saúde. Ele falou também que o equipamento seria, a princípio, importado da Europa. Mas o continente passou a usá-lo mais depois da crise enfrentada na Itália e, com isso, a importação precisou ser barrada.
Para que o Brasil não fique sem a tecnologia e dependa da liberação europeia, os pesquisadores desenvolveram o protótipo parecido, que com certeza irá ajudar profissionais da saúde e pacientes que lutam contra a covid-19.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!