Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

(Foto: Freepick)

Publicado em 18/09/2024, às 13h54 por Malu Lopes


Compartilhe:


O cenário climático no Brasil está prestes a passar por uma reviravolta significativa. Esta semana, o país vivenciará um retorno das temperaturas amenas, aliado a chuvas na região centro-sul. Segundo informações da Climatempo, essa transformação é consequência da chegada de uma massa de ar frio, ligada a uma nova frente fria que se instala sobre diversas partes do território nacional. Esse fenômeno atmosférico oferece uma pausa bem-vinda do calor intenso e das condições secas que têm prevalecido.

Ventos fortes e instabilidades

A frente fria que se aproxima promove um ar mais gelado, resultando em um aumento da intensidade dos ventos. O contraste entre as altas temperaturas que ainda se fazem sentir no centro do Brasil e o ar frio que avança pela costa cria condições propícias para ventos fortes, especialmente nas áreas que se encontram sob a influência da massa de ar polar.

A partir de quarta-feira, 18 de setembro, a combinação de ventos em altos níveis da atmosfera e a infiltração de umidade do mar será responsável por trazer instabilidade a áreas específicas do Brasil. O extremo sul de Mato Grosso do Sul, a faixa noroeste de Santa Catarina, o centro-oeste do Paraná, além do sul e oeste de São Paulo, são algumas das regiões que deverão receber chuvas de moderada a forte intensidade. Essa mudança climática é um alívio esperado para aquelas localidades que enfrentam uma longa sequência de dias sem precipitação relevante.

Intensificação das instabilidades

Na sexta-feira, 20 de setembro, a nova frente fria deverá se intensificar, aumentando ainda mais a instabilidade climática, especialmente no sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul. No sábado, o sistema de baixa pressão avançará em direção ao mar, mas a variabilidade dos ventos em altos níveis permanecerá, resultando em chuvas fortes e condições instáveis em amplas regiões. A faixa centro-leste de Mato Grosso do Sul e o Paraná devem esperar por dias chuvosos e tempestuosos.

Chuvas fortes e condições instáveis estarã presentes em diversas regiões do Brasil (Foto: Freepik) 

Além disso, o Sudeste do Brasil também será impactado por essa mudança. Chuvas estão previstas para o sul e leste de São Paulo, bem como no sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro. Esses estados, que já estão lidando com as consequências do tempo seco, sentirão o alívio que a chuva pode trazer.

Cuidados necessários

No domingo, 22 de setembro, as instabilidades ainda estarão presentes. Pancadas de chuva são esperadas na faixa leste de Minas Gerais e na região central do Rio de Janeiro, encerrando a semana com um clima mais variável e um cenário que promete mudar os planos de muitos, especialmente aqueles que dependem de condições climáticas favoráveis.

Essas transformações no clima não apenas oferecem alívio para o calor e a aridez, mas também trazem à tona a necessidade de se ter cuidado com os ventos fortes e as chuvas intensas. Com a previsão de instabilidades climáticas, é crucial que a população permaneça atenta às atualizações meteorológicas e tome precauções necessárias para garantir a segurança.

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

Virginia Fonseca mostra como está barriga após 10 dias do nascimento de José Leonardo

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho


Palavras-chave
frente fria ventos metade do país nova frente fria no Brasil clima instável no Brasil