E a novela da TV Globo, Travessia, vem dando o que falar pelas reviravoltas. Muitos estão se perguntando se Brisa (a atriz, Lucy Alves) é ou não a mãe de Tonho (Vicente Alvite)? Agora a trama está seguindo uma tema diferente e pouco falado, o quimerismo, que é um distúrbio genético raro.
Alexandre Lucidi, médico e geneticista, que faz parte da equipe de neurologistas do hospital Copa D’or, no Rio de Janeiro, explicou mais sobre esse distúrbio: “A pessoa quimera tem dois materiais genéticos diferentes nas células. Este é um fator que pode acontecer durante o transplante de células tronco, porém também é possível nascer com a formação. Na teoria, acontece quando no útero, há dois embriões fecundados que geram dois zigotos (mesma formação de gêmeos)”, iniciou.

Em seguida, ele seguiu apontando que os embriões se fundem, formando somente um bebê com dois materiais genéticos diferentes. “No caso da novela, ao analisar o DNA de Brisa, não há compatibilidade 100% com seu filho, que recebeu apenas uma parte do material da personagem”.
O portal Notícias da TV disse que Gloria Perez, a autora da novela, só vai falar o que acontece com Brisa, mais para frente. A história dela será complicada mas, caso a situação não fosse ficcional, é necessária extrema cautela para não ter dúvidas durante tantos testes de DNA.
Segundo umareportagem do Fantástico em 2017, no Brasil existiam apenas 30 casos registrados na época, afinal, esse diagnóstico é passado despercebido. Fora isso, existem vários tipos desse distúrbio e em alguns dos casos, é possível que a mãe fique com as células do feto.
Mais sobre o caso
Quais são os tipos de quimerismo?
- O microquimerismo é formado pelo tráfico de células feto-maternas através da placenta;
- O quimerismo de fusão é formado pela fusão de dois zigotos;
- O quimerismo de gêmeos, também conhecido como quimerismo de sangue ou quimerismo de transfusão, é causado pela transferência de células entre gêmeos dizigóticos por meio de placentas fundidas.
Quais são os sintomas do quimerismo?
Além de ser difícil de ser diagnosticada, os sintomas aparecem com pouca frequência, alguns deles são:
- Olhos de cores diferentes;
- Tons de pele diferentes, por exemplo, aumento da escuridão da pele (hiperpigmentação) ou aumento da luminosidade da pele (hipopigmentação) em pequenas manchas ou em áreas maiores do corpo;
- Manchas de cabelo colorido ou com textura diferente;
- Distúrbio do desenvolvimento sexual, por exemplo, genitais que têm partes masculinas e femininas (intersexo), ou que parecem sexualmente pouco claros, o que pode resultar em infertilidade;
Existem ainda sinais mais raros de quem apresenta o distúrbio genético, por exemplo:
- Acontece como uma gravidez gemelar, mas o outro gêmeo não sobreviveu (síndrome do gêmeo desaparecido);
- Ao fazer de DNA dos pais, ocorre falha por razões inexplicáveis;
- Identificando-se como transgênero; quando o quimerismo também envolve os cromossomos sexuais (X e Y), as células cerebrais podem ter cromossomos sexuais diferentes de outras células do corpo, o que teoricamente contribui para ter uma identidade transgênero;
- Ser canhoto ou ser ambidestro;
- Ter dois tipos sanguíneos.
Como é feito o diagnóstico?
O médico diz que o método STR, que analisa a constituição genética, é o mais usado, pois mede as quantidades relativas de produtos do alelo STR entre o doador e o receptor em casos de transplantes de células-tronco. O teste avalia a mistura de DNA do doador e do receptor no sangue ou na medula óssea do receptor.
Para realizar a análise de quimerismo, as amostras do receptor e do doador pré-transplante são coletadas e usadas para comparação com as amostras do receptor pós-transplante. As células doadoras e receptoras são diferenciadas umas das outras usando marcadores únicos de CNV (variação do número de cópias) que fornecem perfis genéticos exclusivos.
Se não diagnosticado, o quimerismo pode resultar em um teste de paternidade de DNA de paternidade falso-negativo. De fato, existem vários casos em que mães ou pais quiméricos quase perderam os direitos dos pais, assim como aconteceu na novela “Travessia”. Um diagnóstico de quimerismo também pode beneficiar a saúde mental de pessoas que passam por uma crise de identidade. Normalmente, o quimerismo não afeta negativamente a saúde de uma pessoa, mas um diagnóstico pode ajudar a entender e se preparar para eventos inexplicáveis.
Rede de apoio no puerpério
A chegada de um filho significa uma nova rotina, saiba como familiares e amigos podem te ajudar nesse processo: