O aplicativo WhatsApp anunciou uma nova ferramenta disponível para os usuários, que irá facilitar na conversa entre cliente e vendedor. “mensagem de produto”. tem o intuito de manter todo o processo de compra na plataforma, a função é uma mensagem interativa que permite enviar ao consumidor, dentro da janela de bate-papo, uma foto e texto de um produto acompanhada de uma botão para ver mais detalhes.
A mensagem pode ser enviada de duas maneiras, com produto específico (single-product message) ou um grupo de até 30 itens (multi-product message). A partir da conversa pode-se criar um carrinho de compra onde você mostra ao vendedor quais produtos tem interesse.
Porém o pagamento ainda não pode ser feito pelo WhatsApp, apenas com links externos em forma de mensagens para direcionar o usuário para o banco ou plataforma de pagamentos. Para usar a ferramenta deve já ter iniciado uma conversa com a pessoa.
Além disso, o carrinho de compra é único por usuário e aparelho, o que significa que um carrinho aberto no celular não aparecerá no WhatsApp Web. Uma vez enviados para o consumidor, os carrinhos de compra não expiram e, em casos de alteração em algum produto ou mudanças de preço, o usuário é informado que o pedido foi atualizado.