Na noite da última terça-feira, dia 26 de setembro, um incêndio atingiu uma festa de casamento no Iraque. O incidente deixou ao menos 113 vítimas, e 150 feridos, deixando também a estrutura do local totalmente comprometida.
O caso aconteceu no distrito de Al-Hamdaniya, na província de Nínive, no Iraque. Após a repercussão do incidente, agências de notícias internacionais começaram a divulgar novas cenas do dia do casamento. Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o início das chamas que dominaram todo o espaço de festas.
A defesa civil local explicou que no local eram utilizados materiais altamente inflamáveis e de baixo custo, o que contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente. As autoridades ainda apuram as causas do incêndio. De acordo com um porta-voz do Ministério do Interior, nove pessoas foram presas por suspeita de envolvimento no caso.
Saif al-Badr, porta-voz do Ministério da Saúde, relatou que a maioria das vítimas apresentaram queimaduras e asfixia. Segundo o Crescente Vermelho, o incêndio deixou mais de 450 vítimas, porém não divulgou quantas pessoas faleceram no casamento.

O fogo causou o desabamento de partes do imóvel devido ao uso de materiais de construção baratos e altamente inflamáveis, que ruíram minutos após o início do incêndio”, declarou a Defesa Civil do Iraque em uma nota oficial.
Veja o vídeo do momento clicando aqui ou espere carregar abaixo:
🎥 Vídeo mostra momentos antes do incêndio que matou 113 pessoas e deixou 150 feridas em casamento no Iraque; nove foram presos pic.twitter.com/6Sh9w7P0sA
— Meio Norte (@meionorte) September 28, 2023
Entenda mais sobre o caso
Conforme as primeiras informações divulgadas por mídias locais, a tragédia se deu iniciou após serem acesos fogos de artifício dentro do salão fechado, aproximadamente uma hora depois do início da celebração, que aconteceu em Al-Hamdaniya. O estado de saúde dos noivos ainda não foi oficialmente divulgado.

Um homem sobrevivente conversou com a Reuters sobre como o fogo tomou conta do local, deixando muitas pessoas sem saída. “Vimos o fogo pulsando, saindo do corredor. Quem conseguiu, escapou, e quem não conseguiu, ficou preso”, disse Imad Yohana à agência.
o informante
botunoticia
TRAGÉDIA: Mais de 110 mortos, incluindo noivos, mais de 550 feridos e dezenas de desaparecidos após incêndio num casamento no Iraque com a presença de mais de 1.000 pessoas. pic.twitter.com/ItWUI9WcVc— Jornalista/Colunista do jornal botunoticia (@BOTUNOTICIA) September 27, 2023