Mulher, mãe, profissional… São muitos os papéis de uma mulher. Mas essas funções estão muito mais interligadas do que você imagina, de forma que um ponto influencia diretamente nas escolhas do outro. A maioria das mulheres no mercado de trabalho são mães, porém nem sempre elas recebem o apoio necessário quando retornam da licença-maternidade.
Junto com isso, muitas são demitidas no retorno. Uma pesquisa da FGV apontou que 48% das mães ficam desempregadas após 1 ano do nascimento dos filhos. O mesmo trabalho mostra que 15% delas saem do trabalho em até 6 meses. O mercado não é acolhedor com as mães, por essa razão, empreender é uma opção e não demora muito para elas seguirem esse caminho.
68% das donas de negócio no Brasil seguiram para o empreendedorismo após o nascimento dos filhos, de acordo com um estudo desenvolvido pela Rede Mulher Empreendedora (RME). Essa é uma realidade presente e cada vez maior. Abrir um negócio próprio é um ato de coragem, mas que também é seguido de muitos medos e incertezas. Tudo pela busca de independência financeira, conciliar carreira e maternidade verdadeiramente, bancar as próprias escolhas e ter o poder de decisão.
Vamos falar a real: empreender não é um sonho fácil e esse assunto precisa ser desromantizado antes de qualquer coisa. Mas a Pais&Filhos acredita que juntas somos muito mais fortes e essa vontade pode se tornar possível. Por isso, lançamos “O que elas querem?”, uma iniciativa para unir todas essas mulheres através da rede e fomentar essa indústria. Vamos mostrar caminhos para esse novo ano com conteúdos em diferentes plataformas e formatos. Trataremos empreendedorismo, finanças e carreiras além de abrir espaço para essas mulheres se conectarem.
Nossa embaixadora Carol Sandler, fundadora do Finanças Femininas e autora do livro “Dinheiro nasce em árvore?”, mãe de Beatriz, vai estar com a gente para abordar novas perspectivas e oportunidades nesse setor. Por isso, fique ligada no nosso site, Instagram, Facebook, Linkedin e Clubhouse para não perder nenhum detalhe! Afinal, o que vocês querem? Vamos juntas alcançar essas metas e sonhos.