Barak Obama estava querendo fazer um aniversário de 60 anos grande e reunir “centenas de pessoas” na propriedade da família na ilha exclusiva de Martha’s Vineyard, em Massachusetts. O ex-presidente dos Estados Unidos, nascido em 4 de agosto, pai de Malia Ann e Natasha com a esposa Michele Obama, foi alvo de críticas pela imprensa americana por causa da ideia ser contra a situação atual de pandemia da covid-19. Ele decidiu cancelar o evento para comemorar de modo intimo com a família e amigos.
“Este evento ao ar livre foi planejado meses atrás de acordo com todas as diretrizes de saúde pública e cuidados com a Covid-19 que estavam em vigor. Devido à nova disseminação da variante delta na semana passada, o presidente e a Sra. Obama decidiram reduzir significativamente o evento para incluir apenas familiares e amigos próximos. O presidente Obama agradece aos outros convidados que estão enviando mensagens de aniversário de longe e espera que possa vê-los em breve”, em comunicado oficial publicado pela porta-voz da família, Hannah Hankins.
A transmissão da variante delta tem aumentado as transmissões da covid-19 em todo o mundo. Apesar do lugar da festa, em Martha’s Vineyard, o nível da passagem da doença está moderado, segundo o Centro para a Prevenção e Controle de Doenças (CDC).
O atual presidente americano, Joe Biden, se pronunciou pelo porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, que não vai participar do evento, disse nesta terça feira, dia 3 de agosto. “O ex-presidente apoia a vacinação e certamente respeita os conselhos dos especialistas em saúde pública e os aplica”, afirmou ele.