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Início Família

Olimpíadas 2024: Saiba como a prática de esportes pode promover igualdade e diversidade nas escolas

Por Ana Luiza Messenberg
19/07/2024
Em Família

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Os jogos olímpicos de 2024 estão mais perto do que nunca. O início será daqui uma semana, no dia 26 de julho e nesta edição, a sede do evento é em Paris, na França. As Olimpíadas são conhecidas também por reunirem pessoas do mundo inteiro, trazendo a oportunidade de conhecer novas culturas e valores de países totalmente diferentes.

Na realização deste grande evento, o esporte deixa de ser apenas a competição de habilidades físicas e mentais, e se torna uma porta para inspirar a diversidade, mudanças e igualdade em ambientes escolares, tornando as instituições mais diversas e inclusivas, uma vez que as trocas de experiências oferecidas aos estudantes faz com que eles, além de se exercitarem e socializarem, aprendam sobre novas regras, culturas e disciplinas.

Crianças jogando
As Olimpíadas servem de porta para estimular a prática de esportes em crianças – Reprodução: Lukas no Pexels

 

De acordo com o autor de sociologia e professor da Rede Pitágoras, Luiz Claudio de Araujo Pinho, os profissionais das escolas devem não só estimular a prática de atividades físicas, mas também promover a maneiras diferentes na realização dos esportes, já que cada criança segue um ritmo próprio: “Mais do que aperfeiçoar talentos, os educadores devem ser capazes de oferecer possibilidades, caminhos e ritmos diferentes, de acordo com as características de cada grupo ou indivíduo.”

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Luiza também pontuou que o importante desse estímulo não se baseia em fazer com que os menores compitam entre si, mas consigam ter toda a experiência de praticar estes exercícios físicos, conhecendo as regras e movimentos de cada um: “As atividades esportivas marcam a vida de crianças e jovens pela liberdade de movimentos possíveis que o corpo pode aprender nos momentos de lazer e recreação. Ao invés de competir, os estudantes devem ser estimulados a conhecerem os fundamentos e movimentos de cada esporte, importantes para o desenvolvimento cognitivo.”

Como o tema pode ser abordado nas salas de aula? 

A edição deste ano dos jogos está sendo muito aguardada em todos os continentes e conta com um investimento enorme. O que chamou atenção foi que a abertura não será feita dentro do estádio. O país europeu decidiu realizá-la na cidade, à beira do Rio Sena, um dos maiores pontos turísticos de Paris. Os jogos de 2024 marcam um grande passo na conquista de igualdade de gênero, já que será a primeira vez que terá isonomia entre homens e mulheres, isto é , o princípio de que todos são iguais perante a lei, sendo submetidos às mesmas regras. 

A ABERTURA DAS OLIMPÍADAS SERÁ ÀS MARGENS DO RIO SENA! 🇫🇷🏊‍♂️
E vai ser uma festança! Vem entender um pouco mais dessa história! 🤩🥇 #BrasilDeOuro #Paris2024 pic.twitter.com/xPDnLK4kZk

— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) July 19, 2024

O professor destacou que até as coisas mais simples de cada esporte, como a matemática e física utilizadas, podem ser aplicadas na sala de aula como reflexão: “Cada modalidade valoriza medidas e corpos diferentes. Força e resistência em algumas. Velocidade e precisão em outras. Os movimentos dos atletas, dos aparelhos e das bolas podem ser analisados pela ótica da Física, assim como a bioquímica do corpo dos atletas pode ser comparado ao de uma pessoa que não pratica atividades físicas, favorecendo o papel dos professores de ciências”.

O profissional ainda explicou que por ser um evento que reúne tantas pessoas e culturas diversas, é possível formular e montar diferentes apresentações e discussões sobre política e sociedade que podem ser usadas durante as aulas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia. “Os professores devem organizar seus materiais para favorecer a aprendizagem de habilidades de acordo com a etapa do desenvolvimento de cada ano ou série. O ponto de partida pode ser uma reportagem, uma imagem.  Comparar imagens dos jogos com imagens do passado também pode render boas discussões”, diz Luiz.

Crianças estudando
Os jogos olímpicos podem servir de tema para discussões em sala de aula – Reprodução: Max Fischer no Pexels

 

Quais estratégias podem ser adicionadas no currículo escolar ?

Entre as práticas que estimulam a inclusão e a diversidade em ambientes escolares estão: Organizar jogos escolares que trazem as regras dos jogos olímpicos, uma vez que com esta prática os alunos aprendem e realizam novas atividades físicas, além de entender como funciona o esporte de uma maneira justa e igualitária. Promover interescolares com outras instituições, sejam dentro ou fora da região, já que com isso, os estudantes conhecem novas pessoas e socializam com outras crianças de forma divertida. Convidar atletas para palestras que valorizem a prática de esportes é muito importante também, pois assim, os menores podem se inspirar e desenvolver mais interesse para praticar exercícios físicos.

Tags: criançasEscolaestudarjogos olímpicos 2024olimpíadas
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