Que pai nunca se surpreendeu com a intensa troca de mensagens do filho com os amigos no celular? Eles estão sempre lá teclando e interagindo, mas parece que as nossas mensagens são bem menos respondidas. Conhecemos um pai que também passou por isso e teve uma atitude inovadora.
Eder Gonzaga de Oliveira se separou da esposa, mas não queria perder o contato com filho João Pedro, que tem 11 anos. Ele se deu conta que o menino respondia mais as conversas dos colegas do que as mensagens dele e um dia resolveu perguntar o que precisaria acontecer para também receber atenção. O filho respondeu: ganhar alguma coisa.
Foi então que o pai teve a ideia de criar um aplicativo para que pudesse se comunicar mais com o filho. Ele pediu ajuda da sobrinha, que entendia de tecnologia e o Tok2kids foi lançado em junho de 2016.
Na plataforma, que segue o reforço positivo da psicologia, pai e filho combinam um presente. Pode ser uma viagem, um livro, um curso ou mesmo um passeio diferente. O adulto também define quantos pontos serão necessários para ganhar a recompensa.
Essa pontuação é alcançada conforme a criança realiza atividades cotidianas, como arrumar a cama, passear com o cachorro e comer alimentos saudáveis. Dá para mandar fotos e mensagens de texto pelo aplicativo, disponível em inglês para o sistema iOS. Pontos também são acumulados por se comunicar com os pais e deixá-los sempre avisados de localização e horários.
Além do sistema de pontos e recompensas, o Tok2Kids também oferece mais segurança para as famílias. A criança se comunica apenas com os pais e não pode receber mensagens de estranhos, o que evita o risco de ser exposta a imagens e vídeos de conteúdos impróprios.
Leia também:
Waze lança alerta para ajudar pais a não esquecerem crianças no carro
Aplicativo YouTube Kids já está disponível no Brasil