Família

Pai de menina de 7 anos que morreu dormindo faz desabafo: "Pedimos força"

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Publicado em 12/07/2024, às 13h09 por Malu Lopes


Compartilhe:


Neste domingo, 7 de julho, Rebeca Nunes, de 7 anos,  morreu em Anapólis, enquanto dormia em casa. Segundo os pais, a criança foi levada para o hospital, anteriormente e recebeu alta.

O pai de Rebeca, Ricardo Costa, relatou ao G1 que os sintomas começaram na sexta-feira, 5 de julho. “Ela estava com febre, vômito e dor de cabeça”, contou. O pai conta que ele e a  mãe, Eunice Nunes, tentaram controlar a febre, mas, preocupados, a levaram para o hospital.

Rabeca Nunes, junto de sua família (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

 

Rebeca foi levada para o hospital na noite de sábado, 6 de julho. “A gente queria um diagnóstico médico. No hospital, a suspeita era de virose. Ela estava com uma inflamação de sinusite e faringite”, contou o pai.

Após dar entrada no hospital, a menina foi medicada e tomou soro, e assim, logo foi lhe dado alta. Os pais a levaram para casa, às 2h e deixaram  ela dormindo. Quando retornaram às 5h,  Rebeca tinha falecido.

Devido ao desespero, os pais ainda tentaram levar a criança ao hospital, mas não houve mudança no estado da menina. O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) foi acionado e levou o corpo de Rebeca. “O laudo ainda não saiu, mas o médico legista nos explicou que a suspeita é de meningite”, detalhou Ricardo.

Rebeca Nunes tem morte com suspeita de meningite (Foto: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

 

O SVO, confirmou ao G1 a suspeita de meniginte. O caso não foi registrado na polícia. "Cremos que ela está junto do Senhor e em um lugar bem melhor. Nós pedimos força, e agora fica a saudade e adaptar a vida sem ela", disse o pai à TV Anhanguera.

De acordo com pai, a menina estava com a vacina em dia para meningite e que ainda terão que esperar dois meses para a confirmação da causa da morte. 

Meningite: entenda a doença que pode levar as crianças à morte em poucas horas

Entre o grupo de doenças, destacam-se no Brasil as meningites bacterianas, como a meningocócica, que merece atenção. Trata-se de um processo inflamatório das meninges — membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela é causada por uma bactéria e tem transmissão direta (de pessoa para pessoa). Segundo o médico e pesquisador Felipe Lorenzato, PhD em Patologia Molecular pela University College London, a meningite meningocócica pode acontecer por troca de secreções respiratórias e da garganta, como tosse, espirro, beijo ou do compartilhamento de utensílios de cozinha.

Crianças devem ser vacinadas para combater a doença (Foto: Getty Images)

 

Por que ela é tão perigosa?

A meningite bacteriana é uma doença de evolução rápida: quando os sintomas aparecem, o quadro já está grave e pode levar a óbito em poucas horas. Ele também pode trazer consequências como convulsões, perda auditiva e retardo cognitivo. O tempo entre a exposição e a manifestação dos primeiros sintomas da infecção pela bactéria normalmente é de 2 a 10 dias, mais comum entre 3 e 4 dias.

A bactéria adere à boca e ao nariz, penetra a mucosa e vai para as membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. Então, causa meningite meningocócica, e/ou atinge a corrente sanguínea, causando infecção generalizada. A meningite bacteriana pode causar deficiências sérias, permanentes e inclusive causar morte entre 24 e 48 horas após a manifestação da doença. Por isso, é muito importante que o tratamento seja feito de forma rápida.

Doença silenciosa

Aproximadamente 10% das pessoas, principalmente adolescentes e jovens, podem portar a bactéria na garganta ou nariz sem desenvolver a doença. Algumas pessoas que aparentam não estar doentes, ao tossir, espirrar ou beijar  podem transmiti-la. Basta que uma pessoa desenvolva a doença para que exista a possibilidade da ocorrência de um surto. Leia a matéria completa. 

Mais lidas

Notícias

Perlla desabafa após marido pedir separação depois de deixar a prisão: "Saindo com a mão vazia"

Notícias

Heloísa Périssé termina casamento após fala sobre frequência na cama que gerou polêmica

Notícias

Ciclone extratropical poderá atingir regiões do Brasil nesta semana

Notícias

Duda Nagle conta por quanto tempo tentou 'salvar relação' com Sabrina Sato: "Foi pesado"

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Notícias

Foto de equipe de remo postada momentos antes da morte falava sobre 'desafios e incertezas'

Notícias

Zé Felipe corrige Maria Flor após ordem da filha: "Não trabalho para você"

Família

Filhas de Marcos Mion e Ticiane Pinheiro surgem juntas em jantar de luxo e chamam atenção


Palavras-chave
morreu meningite dormindo Rebeca Nunes