Os pais Vinícius e Kelli Longaray, 34 e 30 anos, adaptaram todo o restaurante da família, o Espetinho do Vini, para receber crianças autistas em Guaíba, no Rio Grande do Sul.
Vinícius trabalha nessa área há 16 anos. Ele começou como garçom, passou a atendente e supervisor, até que teve a ideia de abrir o próprio negócio há cinco anos. O restaurante que se chama O Espetinho do Vini começou em um trailer ambulante, mas acabou tendo que se estabelecer em frente à casa da família com a chegada da pandemia em 2020.
O casal tem um filho pequeno que é autista e devido a condição do Enzo eles já haviam feito algumas adaptações para deixar o local mais acessível e confortável para a criança. Porém, foi após a visita de um cliente, que também tinha um filho autista, que Vinícius teve uma ideia: porque não adaptar completamente o restaurante para pessoas que tem a mesma condição?
“Ela nos pediu para fechar o portão, porque a criança era muito hiperativa, e ela não poderia comer tranquila. Nós fechamos, sem nem questionar, porque entendemos o que ela estava passando”, conta o pai de Enzo.

O Espetinho do Vini ganhou fones infantis abafadores de som, mesas dentro da área kids para que os pais possam ficar perto dos filhos, cadeiras especiais, proteções de vidro e um cardápio que pode ser montado de acordo com o paladar da criança. Em vídeo publicado no Instagram do restaurante, eles mostram o espaço preparado especialmente para receber autistas. O retorno do público tem sido incrível!
“Me dá até vontade de chorar de emoção, por saber que existem lugares que respeitam os nossos pequenos ou grandes autistas Que sirva de exemplo e outros estabelecimentos sigam! Quanto amor!”, escreveu uma internauta.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Espetinho do Vini Oficial®️ (@espetinhodovini)
Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!