Na última quarta-feira, dia 05 de janeiro, Papa Francisco, de 84 anos, fez um apelo à importância da parentalidade durante discurso na Audiência Geral, realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano. De acordo com a crítica feita pelo líder mundial da Igreja Católica Apostólica Romana, muitos casais da atualidade preferem adotar animais de estimação ao invés de ter filhos.
“Muitos casais não têm filhos porque não querem ou tem um só e chega, mas têm dois cachorros, dois gatos que tomam o lugar dos filhos. Sim, é engraçado, entendo, mas é a realidade. Renegar a paternidade e a maternidade nos diminui, tira a nossa humanidade”, lamentou o pontífice.

Papa Francisco ainda comentou que a decisão dos casais modernos é egoísta. “Hoje vemos uma forma de egoísmo. Vemos que alguns não querem ter filhos. Às vezes têm um, mas têm cães e gatos que ocupam esse lugar”, afirmou.
O religioso também aproveitou para pedir às instituições ao redor do mundo que facilitem os processos de adoção, com o objetivo de realizar o sonho de milhares de crianças e casais que planejam montar uma família.
“Não é suficiente pôr um filho no mundo para dizer que também somos pais ou mães. Não se nasce pai, se torna. E não se torna pai apenas porque se colocou no mundo um filho, mas porque se cuida responsavelmente dele”, o Papa.