• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Paternidade ativa exige flexibilidade: evento reforça importância da participação dos pais na criação dos filhos

Por Yulia Serra
18/08/2023
Em Família
Evento Paternidade Ativa, da Arcos Dorados, reforça que pais assumam suas responsabilidades

Evento Paternidade Ativa, da Arcos Dorados, reforça que pais assumam suas responsabilidades Fernando Ctenas

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Na tarde de terça-feira, 15 de agosto, a Arcos Dorados, operadora da rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, reuniu um time fera para reforçar a importância da paternidade ativa e compartilhar experiências e desafios dessa jornada com os colaboradores da companhia. O bate-papo foi composto por João Audi, psicólogo, autor de palestras sobre temas socioeconômicos e de qualidade de vida, como ansiedade, medo, depressão e mudanças de vida, pai de Amália e Angelina; Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão da Arcos Dorados Brasil, pai de Carolina, Kyara, Valentina, Thaysa e Lucas; Felipe Andreoli, jornalista, humorista, pai de Rocco e Leon; Ricardo Guedes, VP de Operações da Arcos Dorados Brasil e pai de Maria, Bernardo e Laura; com a mediação de Claudio Moura, Gerente Sr. de Operações da Arcos Dorados e pai de Vitória, Lucas, João Eduardo e Antônio. Juntos, dividiram os desafios que enfrentam ou já enfrentaram com a paternidade e como a criação de vínculo com os filhos é importante para o desenvolvimento de cada um.

Evento Paternidade Ativa, da Arcos Dorados, reforça que pais assumam suas responsabilidades (Foto: Fernando Ctenas)

O encontro reforçou a necessidade de as companhias olharem para os pais colaboradores e criarem condições flexíveis para que eles exerçam esse papel. E o start foi dado com uma dinâmica para o público: defina paternidade ativa em uma ou duas palavras. As respostas iniciais que incluíram “presença”, “assumir responsabilidade”, “cuidado”, “participação” já deram o mote principal de todo o bate-papo: pai não ajuda, faz sua parte, como defendeu o psicólogo João Audi. Para o especialista, a palavra-chave para exercer a paternidade ativa da melhor forma é flexibilidade, já que imprevistos irão acontecer pelo caminho. “Acho fundamental, além do amor e carinho, frisar um ponto de realce nesse processo: a questão do erro. Quem gosta de errar? Ninguém. Mas o erro é um dilema na nossa vida, porque a gente não gosta de errar, mas não vai deixar de errar. O erro faz parte da aprendizagem e do amadurecimento. Não há crescimento sem o erro”, iniciou.

João complementou: “Não estou falando para vocês ficarem felizes com o erro, mas ele vai acontecer. E quando ele vier, eu quero que vocês eliminem a seguinte palavra: culpa, para fortalecer o vínculo do seu relacionamento pessoal, com sua esposa ou esposo e com seu filho(a). A culpa nos remete a ter feito algo ou a ter deixado de fazer. Ou culpamos ao outro ou a nós mesmos. Quando o foco está na culpa, o foco está no problema. Você demora para entender e buscar uma solução. Joga a culpa para o lado. Erraram comigo ou eu errei com alguém, o que eu vou fazer para não errar novamente? Quais estratégias eu vou traçar para que não errem comigo novamente? Na paternidade, tente fazer esse exercício de conversão constantemente”.

Mude o mindset

O especialista destacou a importância de rever os nossos comportamentos, escutar mais do que falar, controlar nossas expectativas e dessa forma ir fortalecendo os vínculos afetivos e de confiança. Claudio, mediador do encontro, também opinou ao compartilhar a própria experiência, hoje, sendo pai de dois adultos: “A grande habilidade de pai e mãe é se fazer desnecessário. O vínculo emocional fica e ele faz toda a diferença, mas deixa os filhos trilharem o próprio caminho”. Nesse mesmo contexto, Ricardo Guedes defendeu que a paternidade não vem com um manual e, portanto, só é possível aprender vivendo. Então, ele deu a dica: “Pais, não percam essa oportunidade de vínculo. Passa muito rápido. Seu bebê vai ser bebê por apenas dois anos. Você tem seis ou sete anos de apresentação na escola. E o fato de você participar desses momentos tem um impacto enorme na autoestima e confiança dessa criança”. Ele ainda comentou sobre iniciativas oferecidas pela Arcos Dorados que fomentam esse vínculo e permitem maior flexibilidade para os pais, como trabalho híbrido e day off.

LeiaMais

Você viu tudo? 7 Easter Eggs de 'Wicked: Parte 2' que você provavelmente perdeu

Você viu tudo? 7 Easter Eggs de ‘Wicked: Parte 2’ que você provavelmente perdeu

1 de dezembro de 2025
Percy Jackson e os Olimpianos: tudo o que sabemos sobre a segunda temporada.

Percy Jackson e os Olimpianos: tudo o que sabemos sobre a segunda temporada

1 de dezembro de 2025
Seu filho não agradece tudo? Saiba o que isso revela e como estimular a gratidão.

Seu filho não agradece tudo? Saiba o que isso revela e como estimular a gratidão

1 de dezembro de 2025
Receita fácil de rabanada para o Natal sem óleo, na Air Fryer.

Receita fácil de rabanada para o Natal: sem óleo, na Air Fryer

1 de dezembro de 2025
João Audi, Fábio Sant’Anna, Claudio Moura, Felipe Andreoli e Ricardo Guedes participaram do bate-papo sobre paternidade ativa, da Arcos Dorados (Foto: Fernando Ctenas)

Para Felipe, ter filhos é uma troca constante e é justamente isso que torna a paternidade tão linda. Não importa quantos filhos tenha, você sempre terá algo novo para descobrir, mas para isso, segundo ele, é necessário estar aberto para tal: “Precisamos entender as particularidades dos filhos. Cada um tem o seu caminho muito específico, então é motivante e muito legal”. O jornalista, que diz ter se sentido pai logo ao descobrir a gravidez da esposa Rafa Brites, ainda falou sobre a pressão em aprender com os erros dos pais e fazer melhor do que eles.

Assim, Fábio complementou: “Os desafios da paternidade são enormes, porque vivemos em um mundo que exige desempenho. É pressão o tempo todo e a gente precisa encontrar um espaço para exercer esse papel”, o que João concordou e pontuou: “Naturalmente, a gente deixa de se observar, porque a vida é esse mar de exigências, mas um dos maiores fundamentos da paternidade é escutar mais do que falar: a esposa, filhos, para que a gente se sinta pertencido”.

Juntos é possível

Mas para o pai poder exercer essa paternidade plena é fundamental que as empresas e o mercado de trabalho reconheçam isso. Fábio garantiu que esta é uma das prioridades da Arcos Dorados: “A Arcos é uma companhia que tem uma agenda humanizada para lidar com pessoas e eu associo muito esse comportamento com o papel de pai de acolhimento, amor e cuidado”. Não à toa, a empresa tem inúmeras frentes nesse sentido e já tem outros planos em projeto para serem colocados em prática.

Pai não ajuda, faz sua parte: esse foi o mote do evento da Arcos Dorados sobre o papel de pai (Foto: Fernando Ctenas)

Atualmente são quatro programas oferecidos as colaboradoras gestantes, colaboradores e dependentes:

  • Laços Dourados: projeto lançado em que todas as gestantes da companhia e as dependentes dos funcionários, em situação de gestação de risco ou não, passam a contar com identificação e apoio, com objetivo de diminuir o risco de prematuridade e melhorar a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido.
  • Passinhos Dourados: um programa próprio de puericultura focado no primeiro ano de vida dos bebês, garantindo sua saúde e bem-estar. A partir do nascimento do bebê, até completar 12 meses de idade, as famílias recebem contatos periódicos da equipe do programa com diversas orientações preventivas e corretivas multidisciplinares sobre diversos temas relacionados à maternidade e à saúde do bebê. Desde a criação, mais de 390 bebês já foram acompanhados e, atualmente, são cerca de 200 crianças em monitoramento.
  • McAmigo: canal de apoio gratuito para o suporte de especialistas de diferentes áreas, para que os funcionários possam identificar necessidades e fazer acompanhamento. Em 2022, foram realizados 3.813 atendimentos psicológicos e 44 ações presenciais.
  • Política de Lugar de Trabalho Seguro e Respeitoso: diretriz compartilhada entre todos os colaboradores para promover um ambiente de trabalho seguro, diverso, respeitoso e inclusivo em todos os restaurantes e escritórios. O documento formaliza o propósito da Arcos Dorados em ser uma companhia na qual as pessoas possam se desenvolver livres de discriminação, assédio e represálias e protegidos contra qualquer tipo de violência.

Esse evento foi mais uma das iniciativas da Arcos Dorados com o cuidado à saúde e bem-estar de suas pessoas. Para conhecer outras ações da companhia, acesse o site Receita do Futuro.

Arcos Dorados reúne colaboradores e especialistas para compartilhar experiências sobre paternidade ativa (Foto: Fernando Ctenas)
Tags: Arcos DoradosClaudio MouraFábio Sant’AnnaFamíliafelipe andreolifilhoJoão AudiMcdonald'spaiPaternidadePaternidade ativaRicardo Guedes
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Após reabilitação, Serginho Hondjakoff comemora com o filho e faz aniversário de 39 anos

Serginho Hondjakoff comemora primeiro Dia dos Pais na creche do filho após sair da reabilitação

Você viu tudo? 7 Easter Eggs de 'Wicked: Parte 2' que você provavelmente perdeu
Entretenimento

Você viu tudo? 7 Easter Eggs de ‘Wicked: Parte 2’ que você provavelmente perdeu

Por Beatriz Men
1 de dezembro de 2025
0

Se você pensa que já reparou em todos os detalhes de Wicked: Parte 2, prepare-se para redescobrir a magia. A...

Leia maisDetails
Sem ansiedade e estresse: quando agendar seu parto cesárea?

Sem ansiedade e estresse: quando agendar seu parto cesárea?

1 de dezembro de 2025
Percy Jackson e os Olimpianos: tudo o que sabemos sobre a segunda temporada.

Percy Jackson e os Olimpianos: tudo o que sabemos sobre a segunda temporada

1 de dezembro de 2025
Seu filho não agradece tudo? Saiba o que isso revela e como estimular a gratidão.

Seu filho não agradece tudo? Saiba o que isso revela e como estimular a gratidão

1 de dezembro de 2025
Receita fácil de rabanada para o Natal sem óleo, na Air Fryer.

Receita fácil de rabanada para o Natal: sem óleo, na Air Fryer

1 de dezembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.