Nesta quinta-feira, dia 17 de novembro, a influenciadora digital Paula Amorim falou pela primeira vez sobre uma situação que ela passou quando o seu bebê tinha um mês. Durante a mesa redonda do seminário internacional da Pais&Filhos ela contou que após amamentar o filho, Theo, ele acabou engasgando.
No evento ela disse que tinha amamentado o bebê por volta das 23:00, ele arrotou e foi dormir. Ela relatou que quando encontrou Theo por volta de 1 hora da manhã ele estava roxo e sem respirar, porque ele estava engasgando.

”Breno ele tá engasgado, não está respirando”,disse ela para o marido. Paula contou que o instinto de mãe a ajudou naquele momento. ”Eu lembrei que tinha visto um vídeo de uma manobra de desengasgo”. Logo a mãe de primeira viagem começou a bater nas costas do bebê, na tentativa de solucionar o problema. Paula Amorim e o companheiro Breno Simões tentaram bater nas costas do filho de todas as formas para que ele soltasse o leite materno.
A influenciadora se emocionou muito na hora de compartilhar a situação. ”Eu nunca falei muito sobre isso e é uma coisa que me deixou muito fragilizada na maternidade, da minha impotência ali na hora”. Depois de muitas tentativas, Paula contou que conseguiu desengasgar o bebê. ”Então ele soltou leite pelo nariz e pela boca”. Ela disse que mesmo estando de pijama no meio da madrugada, eles foram para o hospital. ”Para ver se ele estava bem e como estavam os sinais vitais do Theo”.
Engasgo em crianças e bebês: como prevenir e o que fazer em caso de acidentes
Apesar do engasgo ser um acidente relativamente comum, inclusive para adultos, é preciso ter muito cuidado quando se trata de crianças, principalmente as que têm entre 0 e 4 anos de idade: as consequências desse tipo de problemas podem ser muito sérias.
Juntamente com a sufocação, o engasgo é a terceira principal causa de morte entre crianças e adolecentes – ou seja, recém-nascidos de 0 até jovens com 14 anos – no Brasil. Os números são impressionantes: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram 826 vidas perdidas para esse tipo de acidente, sendo que 636 eram crianças com menos de 1 ano de vida. Por isso, é importantíssimo tomar todos os cuidados para evitar esse problema.
O que é engasgo?
O engasgo é uma reação do corpo humano após ter as vias aéreas obstruídas com alguma coisa – pode ser um pedaço de alimentos, como carnes, grãos ou balas, água, saliva ou até itens pequenos como brinquedos, miçangas, bolinhas de gude, pequenas baterias e moedas.

Como evitar engasgos
- Corte os alimentos de maneira adequada: não podem ser pequenos a ponto de serem aspirados ou engolidos sem serem mastigados, nem muito grandes. Comidas redondas, como tomatinhos e uvas devem ser cortadas ao meio, em sentido longitudinal;
- Supervisione o seu filho: as brincadeiras e hora da alimentação devem ser acompanhadas por um adulto para evitar qualquer tipo de acidente doméstico
Como desengasgar a criança:
É preciso estar preparado para agir caso o seu filho engasgue. É necessário realizar uma manobra para ajudar seu filho a expelir o alimento – ou outro tipo de objeto – das vias aéreas e é essencial saber realizado. Por vezes, até o serviço de emergência chegar pode ser tarde demais. Veja como desengasgar a criança ou o bebê no vídeo abaixo: