O robô Perseverance, da Nasa, a agência espacial americana, pousou em Marte na quinta, 18 de fevereiro. O acontecimento ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter e significa um avanço enorme para a tecnologia e engenharia espacial.
A sonda viajou 480 milhões de quilômetros, entrou em Marte a uma velocidade de quase 20 mil km/h e, depois de sete meses, fez um pouso bem-sucedido no Planeta Vermelho.
O veículo pousou em Jezero, uma cratera profunda perto do equador de Marte, e passará pelo menos dois anos explorando rochas ali. O objetivo é buscar possíveis evidências de vida passada no planeta, como indícios de compostos orgânicos, contendo carbono, e comunidades microbianas fossilizadas.
Agora, o Perseverance está enviando de volta à Terra as primeiras imagens que obteve na chegada a Marte. Uma das fotos mostra o veículo quase pousando no planeta vermelho. O registro foi capturado pelo foguete que ajudou o Perseverance a descer de maneira controlada em direção à superfície marciana.
A primeira imagem do Perseverance
Na quinta-feira, 18 de fevereiro, a Nasa compartilhou as primeira imagens do solo marciano enviada pelo Perseverance. “Olá, mundo. Meu primeiro olhar em minha casa para sempre”, disse a agência no Twitter. De baixa qualidade e em preto e branco, o registro mostra o terreno da cratera.
Logo depois, a Nasa divulgou novas fotos, dessa vez, com maior qualidade e coloridas. O robô tem 19 câmeras em seu corpo, e a nave que o conduziu na aterrissagem levava outras quatro. A Nasa disse que vai disponibilizar mais imagens nos próximos dias, além de vídeos curtos, filmados durante a sequência de entrada, descida e pouso, todos com som.
Adam Steltzer, engenheiro-chefe da Nasa responsável pela missão, disse que a foto da descida do Perseverance se tornaria uma imagem icônica na história da exploração espacial. “Você pode ver a poeira sendo levantada pelos motores. Provavelmente estava cerca de 2 metros acima da superfície de Marte. Dá para ver os fechos mecânicos que prendem o robô no estágio de descida: três linhas retas que levam ao convés superior. E depois o cordão umbilical que envia todos os sinais elétricos da descida para o computador dentro do robô”, disse.
Veja as fotos de Marte tiradas na viagem espacial do Perseverance: