Que notícia boa! Cientistas da Universidade de Fukui, no Japão, criaram uma plataforma de nanofibras, que impede o câncer de se espalhar pelo corpo. A pesquisa foi publicada na Revista Sciense Daily e na ACS Bio Mater, em setembro e outubro.
As fibras foram organizadas em uma espécie de célula artificial, configuradas de alta para baixa densidade, inibindo o movimento das células naturais. Foi realizado um teste com um tumor agressivo no cérebro. Elas aprisionam as células de câncer no local como estratégia terapêutica.

“Nós fabricamos uma folha de nanofibras, na qual a densidade da fibra muda de uma ponta a outra gradualmente, usando uma técnica chamada ‘eletrofiação’, e realizamos um experimento de cultura de células tumorais cerebrais”, contou o coordenador do experimento, Dr. Satoshi Fujita.
Eles descobriram que as fibras mais densas formam aglomeração de células, tornando a migração mais lenta, através de um efeito da folha de nanofibras sobre elas. Especialmente quando relacionado ao glioblastoma, o tumor cerebral.
“O estudo demonstra a viabilidade de capturar células em migração usando nanofibras eletrofiadas que imitam o microambiente do cérebro,” afirmou o Dr. Fujita. Ele também ressaltou que a equipe de pesquisadores irão trabalhar para colocar a descoberta em prática.