Família

Pessoas vacinadas vão poder visitar parentes internados com covid-19 em hospitais no Rio de Janeiro

Getty Images

Publicado em 17/05/2021, às 10h53 - Atualizado às 11h02 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


No Rio de Janeiro, segundo medida aprovada pela Secretaria Municipal de Saúde, divulgada nesta segunda-feira, 17 de maio, pessoas já vacinadas contra a covid-19 vão poder visitar parentes internados com o novo coronavírus na capital do estado.

Para isso, no entanto, os visitantes precisam ter completado o esquema vacinal, ou seja, ter recebido a segunda aplicação da vacina contra o novo coronavírus há pelo menos 14 dias, e devem apresentar um comprovante com foto. A nova foi publicada publicada no Diário Oficial do Município e contou que a resolução vale para todas as unidades de saúde da capital, que vão ter autonomia para determinar regras como quantidade de visitas por dia e necessidade de pré-agendamento ou não.

As medidas de proteção contra covid-19, tais como uso de máscaras e higienização de mãos, também são condições para a presença nos hospitais. O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz disse à CNN que a decisão foi tomada levando em consideração estudos que afirmam existir um nível de segurança nas circunstâncias estipuladas.

“Estudos bastantes robustos mostram a eficácia da vacina após 14 dias depois da segunda dose, com alto grau de proteção. Mas mesmo assim esses visitantes deverão usar máscaras e equipamentos de proteção individual”, apontou.

(Foto: Getty Images)

11º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Sua Realidade

Está chegando! O 11º Seminário Internacional Pais&Filhos vai acontecer no dia 1 de junho, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar dos sorteios e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Outro ponto importante para essa medida foi o apelo dos próprios cariocas que, segundo Soranz, têm sofrido com a impossibilidade de acompanhar de perto seus familiares em estado grave. “A gente passou um ano muito difícil em que os pacientes não podiam receber visitas justamente com risco do visitante pegar covid-19 ou transmitir a doença. Essa é uma demanda muito grande da população”.

Cada hospital vai ter seu regulamento sobre o esquema de visitação”, explicou Soranz, destacando que a nova regra vale tanto para alas de covid-19 como para UTI. Até esta segunda-feira, 17 de maio, apenas integrantes da equipe médica eram autorizados nas chamadas “alas covid”. A visita só era possível no caso de internação prolongada, ou seja, ao paciente infectado há mais de 15 dias e transferido para enfermaria ou UTI das alas comuns.

Mais lidas

Família

Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ex-Tiazinha, Suzana Alves posta foto com enteado de 19 anos: 'Cara inchada de tanto chorar'

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Família

Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo

Família

Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo


Palavras-chave
Família coronavírus Ministério da Saúde covid-19 vacina contra covid visita