Família

Plano de vacinação: saiba como irá funcionar a imunização para coronavírus em São Paulo

Unsplash

Publicado em 07/12/2020, às 10h29 - Atualizado às 10h54 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta segunda-feira, 7 de dezembro, o Governo de São Paulo anunciou como será o plano de vacinação da CoronaVac. Feita pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, há a previsão de que a população possa receber as primeiras doses em janeiro de 2021.

Veja como o processo irá funcionar em São Paulo (Foto: Unsplash)

Na terceira fase de testes, a vacina precisa ainda ter a eficácia comprovada para, em seguida, ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo estadual disse ainda na última semana que o relatório final de testes será enviado em dezembro, e que não será necessário o uso emergencial da vacina neste período.

Em uma campanha similar a de vacinação para gripe, José Medina, coordenador do Centro de Contingência para Covid-19, informou que a imunização deve começar com profissionais de saúde e pessoas acima dos 60 anos. “Quem tem entre 60 anos, a letalidade é de 3%. E ela é gradativamente subindo quem tem mais de 80 anos, até 80, 89 é de 32% e mais de 90 anos, é de 39%. E esse é o principal critério para a utilização da vacinação. Talvez o principal critério a ser utilizado é a vacinação das pessoas acima de 60 anos. São as pessoas quem têm mais risco, são as pessoas que saturam o sistema de saúde. Além disso, a vacinação dessas pessoas quebra o círculo de circulação do vírus”, explicou.

Sobre o plano de imunização geral, até o momento, o Governo Federal não divulgou o planejamento definitivo de vacinação e ainda não possui a licitação para continuar o atendimento. O prazo mínimo é de 60 a 90 dias para atender após aprovação.

Como irá funcionar

A partir do dia 25 de janeiro, João Doria explicou que será iniciado o plano estadual de vacinação. “As vacinas devem ser aplicadas imediatamente na população brasileira. Cada vida importa, e importa muito”, reforçou o governador. Para a primeira fase, será priorizado a imunização dos profissionais de saúde e pessoas acima de 60 anos. Para este segundo grupo, a consideração da escolha foi pela incidência de óbitos, que ocorreu 70% em pacientes acima desta faixa etária.

Veja o público alvo para a primeira fase de vacinação(Foto: reprodução / vídeo / YouTube)

Com o objetivo de imunizar também os profissionais de saúde de outros estados, serão disponibilizadas 4 milhões de doses, que devem ser solicitadas com antecedência para serem entregues a partir de 25 de janeiro. No estado de São Paulo, os postos de atendimento à saúde serão ampliados para 10 mil. Para que todo o sistema funcione bem, serão implementadas estratégias em farmácias, escolas, quartéis, terminais de ônibus e ainda via drive thru. “A campanha contará com logística e segurança”, comenta Doria.

Saiba as datas para cada uma das idades (Foto: reprodução / vídeo / YouTube)

Os horários de funcionamento dos postos serão de segunda a sexta, das 7h às 22h*, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 17h* (podendo ser estendido, se necessário, até as 22h). “Nós temos agulhas e seringas necessárias para vacinar este público. Já disponibilizamos todo o estoque”, garante Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde de São Paulo.

Durante a campanha de imunização, antecipada para janeiro no plano estadual, cada cidadão receberá duas doses da vacina, devendo ter um período de 21 dias entre elas.  Para idosos, é pedido preferencialmente que os postos de saúde sejam procurados pela parte da manhã, com o intuito de evitar aglomerações. “O retorno a normalidade só ocorrerá com a vacinação“, completa o Secretário de Saúde de São Paulo.

De acordo com os estudos realizados durante a fase 1 e 2 com mais de 50 mil voluntários, 94,7% não tiveram nenhum evento adverso. Dos que apresentaram alguma, 99,7% foram dor no local e dor de cabeça. Segunda dados da revista científica The Lancet, a CoronaVac é uma das mais prestigiadas vacinas do mundo, tendo resposta imune em 97% dos casos.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Família Saúde Notícias coronavírus CoronaVac João Dória plano de vacinação plano de imunização