Família

Pombo e Richarlison: tudo sobre o animal que deu apelido ao jogador

Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF

Publicado em 28/11/2022, às 08h57 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Durante os últimos jogos da Copa do Mundo muito tem se falado sobre o jogador Richarlison, camisa 9 da Seleção Brasileira. Ele chamou atenção após seu protagonismo no último jogo do dia 24 de novembro, onde marcou dois gols que levaram à vitória contra a Sérvia. O atacante é apelidado de pombo por causa da dança imitando a ave, que faz em comemoração aos gols. Mas o que poucos sabem é que esse animal é criado como doméstico em alguns países, enquanto é visto como sagrado em algumas religiões.

Richarlison foi apelidado de “pombo” (Foto: Divulgação/Lucas Figueiredo/CBF)

No Catar, a ave é domesticada e tem relação milenar com as pessoas que vivem no país. Em mercados de Doha e Al-Wakra por exemplo, é possível compra-los por diferentes preços, para criá-los em gaiolas dentro de casa. Se lá eles são vistos como “amigos”, no Brasil eles são como pragas urbanas, e relacionados a transmissores de doenças e animais de rua. A espécie mais comum é o pombo-doméstico, que encontra-se em tonalidades de branco, cinza, marrom e pescoço esverdeado.

Além de tudo isso, os pombos são um símbolo de paz em diversas religiões, dentre elas estão: umbanda, catolicismo e judaísmo. Essas aves são consideradas mais inteligentes que a maioria dos pássaros, pois se adaptaram e se tornaram amigáveis a ponto de poderem interagir com o ser humano no dia a dia. Eles também tem a capacidade de encontrar seus ninhos estando muito longe, ou até vendados. Um exemplo disso são os pombos-correios, que eram utilizados há muito tempo, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial, quando ainda não havia comunicação por rádio.

Pombos são vistos de diferentes formas em cada cultura (Foto: Reprodução/Pixabay)

Pombos também têm hábitos monogâmicos. Quando eles formam um casal, permanecem juntos para a vida toda, e produzem cerca de 5 a 6 ninhadas por ano. Cada uma das ninhadas tem 2 ou 3 filhotes, que levam 1 mês para aprender a voar. Apesar de dividirem opiniões sobre se são adorados ou odiados, uma coisa é fato, muitas cidades estão cada vez mais lotadas desses animais.

Assista ao podcast com Marcos Piangers que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Famosos Copa do Mundo Animais curiosidades seleção brasileira Richarlison Catar dança do pombo jogador pombo pombo em inglês richarlison pombo Richarlison Seleção