
Desde que a Organização Mundial da Saúde anunciou que a situação atual de transmissão do coronavírus, é de pandemia, o sentimento de medo e apreensão da população aumenta cada vez mais. Uma vez que o vírus se espalhou mundialmente em dois meses, e existem mortes cada vez mais mortes confirmadas, é difícil deixar a situação mais calma.
A questão é que muitas vezes ansiedade e síndrome de pânico, sintomas comuns atualmente por grande parte das pessoas mais velhas e até mesmo crianças, só ajuda a piorar a situação. “Está todo mundo querendo pegar carona no Corona. Assim não vai dar certo. Atenção sempre, ansiedade nunca! Para combater naturalmente o coronavírus é preciso que o sistema imunológico esteja saudável. A preocupação excessiva interfere no funcionamento do hipotálamo e isso pode reduzir o poder da nossa imunidade” explicou em entrevista o neurologista do Hospital das Clinicas de São Paulo, Dr. Fernando Gomes.
O especialista ainda afirma que o medo não pode deixar tomar conta e que a prevenção é a melhor vacina do momento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma série de recomendações para que o momento não seja de pânico. Atitudes como não ir atrás de informações o tempo todo, muitas vezes as notícias chocam muito mais do que está realmente acontecendo, por isso precisamos focar somente naquilo que é necessário.
Além disso atitudes preconceituosas, de julgar comunidades ou regiões que estão sendo mais afetadas pela doença é uma reação que muitas vezes pode ser maldosa e só vai trazer mais preocupações e incertezas ao seu redor. Explicar para os filhos, e deixar que eles façam perguntas sobre a situação, é uma forma de amenizar o medo das crianças, uma vez que as dúvidas podem aumentar inseguranças.
O medo afeta todo seu sistema imunológico, por isso nesse momento você e sua família precisam de calma para se manter em segurança!