Família

Por que paciente que estava na frente de Faustão na fila recusou o transplante? Entenda como funciona

Reprodução/Instagram

Publicado em 29/08/2023, às 08h47 - Atualizado às 08h57 por Ketlyn Ribeiro


Compartilhe:


O apresentador passou pela cirurgia de transplante de coração no domingo, 27 de agosto (Foto: Reprodução/Instagram)

No último domingo, 27 de agosto, Faustão passou por um transplante de coração, que gerou grande repercussão nas redes sociais, tudo porque ele entrou na fila para o transplante no início do mês e já conseguiu a doação do órgão. O apresentador estava no segundo lugar da lista e recebeu o órgão após responsáveis pelo primeiro da lista recusarem o coração.

Já na segunda-feira, 28 de agosto, Daniela Salomão, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes, explicou em entrevista ao Splash, o que pode motivar um paciente a rejeitar um órgão que tanto precisa. “Depende da condição do receptor no momento da oferta. Pode ser que o receptor não esteja em condições ideais. Você está na lista aguardando e, infelizmente, no momento que sai a doação, você pode ter uma infecção.Uma condição que o impeça de fazer o transplante em condições de segurança”, explica.

Família quer criar rede de apoio em torno de Fausto Silva e de outras pessoas na mesma situação (Foto: Reprodução/ Instagram)

As condições do doador do órgão também são levadas em conta. “[Se há] alguma doença pré-existente que possa comprometer a qualidade daquele órgão a ser doado. A condição do doador naquele momento, em termos de infecção, uso de medicamentos” “A equipe recebe os dados técnicos do doador. Então pode ser o que o paciente, naquele momento, por algumas características, não queira receber o órgão daquele doador especificamente”.

Faustão ao lado do filho (Foto: Reprodução/Instagram)

Já que o quadro do apresentador era considerado grave, ele estava em segundo lugar na fila. “Os pacientes mais críticos, em situações mais graves, têm o direito de serem transplantados antes de pacientes menos críticos. O sistema faz esse ranqueamento de acordo com a gravidade da situação do paciente. Como é que o sistema enxerga a gravidade? Ele já tem os parâmetros pré-estabelecidos”.

“No transplante cardíaco, por exemplo, o critério de prioridade número um é aquele paciente que foi transplantado e que o órgão não funcionou. Esse paciente passa na frente de qualquer outro paciente em lista. Esse é o primeiro critério de gravidade”.

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado


Palavras-chave
domingão do faustão Faustão 'Faustão do Meu Coração' cirurgia faustão como está faustão coração faustão estado de saúde faustão faustão transplante de coração Família de Faustão faustão cirurgia como faustão conseguiu o transplante tão rápido faustão coração faustão transplante família faustão