A Prefeitura de São Paulo anunciou na última terça-feira, 16 de novembro, que cachorros e gatos com mais de 3 meses de vida deverão emitir um RG digital. A medida será obrigatória por lei e visa facilitar o encontro de animais perdidos.
O RGA (Registro Geral do Animal) contará com dados do animal e do dono. Além disso, o pet ainda recebe uma plaqueta de identificação que deverá ser colocada na coleira.

Para solicitar o documento digital do seu animal de estimação, é necessário se cadastrar no portal SP156 e preencher um formulário. O RG demora cerca de 30 dias para ser enviado por e-mail. Por lá, serão solicitados:
- Foto do animal (que constará na carteirinha)
- Documento de identificação oficial do tutor com foto e número de RG e CPF
- Atestado de vacinação contra raiva do animal com assinatura de médico veterinário particular ou comprovante de vacinação emitido pela Prefeitura
- Comprovante de endereço atualizado (emitido em até 90 dias) e no próprio nome do responsável pelo animal
A solicitação também pode ser feita presencialmente, por meio de cadastro em postos de atendimento da Prefeitura ou em estabelecimentos veterinários credenciados. É possível saber destes estabelecimentos no site da Prefeitura. Demais! Para acessar o site e se cadastrar, é só clicar AQUI.