
A Biblioteca Comunitária Itaxi Mirim, em Paraty, Rio de Janeiro, foi inaugurada em outubro na Aldeia Itaxi. O Caique Miguel , de 120 anos, recebeu a oportunidade de braços abertos, já que é a primeira biblioteca comunitária indígena do estado do estado, integrando a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).
Flávia Arã é uma das responsáveis pelo espaço inédito e afirmou: “Esse espaço é importante tanto para as crianças quanto para os adultos, para que eles possam saber a importância da leitura e ter acesso aos livros e a literatura dos autores indígenas. Não são todas as aldeias que têm uma. Vamos convidar outras aldeias para conhecer nosso espaço”.

Esse projeto tornou-se realidade graças a uma parceria da tribo indígena com a Mar de Leitores, uma rede de bibliotecas comunitárias de Paraty. Para que saísse do papel, foram necessários 6 meses de construção do espaço. Mas teve um toque especial: quem ficou responsável pela decoração do mobiliário foram as próprias crianças.
Cerca de 40 famílias e 200 integrantes da aldeia serão beneficiados com uma diversidade literária da cultura indígena disponíveis na biblioteca. “Estamos honrados de ter uma biblioteca comunitária em aldeia indígena. É muito bonito ver a alegria das crianças da aldeia ao entrar neste novo espaço feito e querido por elas”, disse Bernadete Passos, integrante da rede Mar de Leitores e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.
Leia também:
Dia do Folclore: 6 histórias para ensinar a cultura brasileira ao seu filho
Família viaja em trailer pelo mundo e aprende sobre novas culturas
Criança de dois anos morre após se engasgar com doce na biblioteca