A princesa holandesa Amalia fugiu à uma tradição real ao abrir mão de uma “bolsa-realeza”. Com esse benefício, a herdeira do trono receberia por volta de 1,6 milhão de euros por ano, a partir dos 18 anos (que ela completa em dezembro de 2021) até finalizar os estudos.
A quantia equivale a mais ou menos 9,9 milhões de reais. A notícia foi dada pela própria princesa, através de uma carta ao Primeiro-Ministro da Holanda, Mark Ruttle explicando a decisão na última sexta-feira (11).
“Acho desconfortável (receber a mesada), enquanto eu posso oferecer um pouco de volta e outros estudantes passam por tantas dificuldades, especialmente nestes tempos incertos de coronavírus“, justificou em um trecho.
A popularidade da família havia caído de acordo com o El País, após alguns gastos durante a pandemia, como a compra de um iate e uma viagem luxuosa do rei Willem-Alexander e da Rainha Maxima.
Ao longo do bilhete, Amalia, que se formou no Ensino Médio, contou que irá devolver o dinheiro depositado em sua conta nesse período em que é estudante. De acordo com o site Honey, o valor é utilizado para pagar funcionários que trabalham para a princesa, além dos gastos dela.