Família

Projeto de Lei quer que escolas ofereçam merenda aos finais de semana e nas férias

Reprodução/ Prefeitura de São Paulo

Publicado em 25/07/2023, às 07h32 por Sophia Dolores


Compartilhe:


A merenda escolar deve ser oferecida aos estudantes também nos fins de semana e durante as férias, propõe o senador Weverton (PDT-MA). O Projeto de Lei (PL) 3.241/2023 foi apresentado pelo senador em junho e aguarda designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Depois, seguirá para a Comissão de Educação (CE) para decisão terminativa.

O projeto propõe que crianças de escolas públicas tenham acesso a merenda mesmo aos finais de semana (Foto: Reprodução/ Prefeitura de São Paulo)

Weverton explica que a proposta busca combater a situação de insegurança alimentar na qual vivem muitos alunos de escolas públicas durante todos os dias. “Considero que o fornecimento da alimentação às crianças que estudam pode e deve ser estendido para todos os dias da semana, considerando a realidade de vários estados brasileiros nos quais a merenda escolar constitui a principal refeição da criança. O acesso dessas crianças à alimentação de qualidade também no final de semana vai proporcionar um acréscimo significativo no desempenho global e na sua capacidade de aprendizado”, justifica o senador.

Para isso, o projeto modifica a Lei 11.947, de 2009, que trata da alimentação escolar na educação básica. O aumento do custo será financiado com recursos alocados dos programas de aquisição de alimentos e de incentivo à alimentação sadia do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recriado neste mês pelo governo federal, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A proposta busca combater a situação de insegurança alimentar na qual vivem muitos alunos de escolas públicas (Foto: Reprodução/ Senado)

Alguns internautas comentaram sobre a possível mudança e agradeceram a iniciativa de senadores como Weverton para melhoria da alimentação básica de tantas crianças brasileiras. “Que iniciativa boa, várias crianças infelizmente só conseguem se alimentar com a merenda escolar, muitos deles só fazem 1 refeição por dia, por não terem condições de se alimentar”, comentou um jovem. 

Hoje, no Brasil, várias crianças infelizmente só conseguem se alimentar com a merenda escolar (Foto: Reprodução/ Senado)

Uma mãe até chegou a dar seu próprio relato sobre a escola de sua filha. “Minha filha estuda em uma escola estadual de SP e nessas férias, eles fizeram esse projeto de 10 dias de refeição nas férias. Pelo bom Deus, minha filha não precisa, mas, é uma iniciativa muito humana dos responsáveis por essa ação”, comentou ela, e logo em seguida, uma outra mãe respondeu sobre o assunto: “Por aqui também fizeram, é uma escola municipal de MG, achei a iniciativa acolhedora para quem realmente precisa!”

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
senado Lei aprovada Merenda escolar alunos de escolas públicas escolas públicas merenda escolar aos finais de semana merenda escolar nas férias senado federal