Por mais mulheres na engenharia! Um projeto organizado por profissionais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o ‘Engenheiras da Borborema’, busca incentivar alunas de escolas públicas a seguirem a carreira na engenharia.

E o projeto já está colhendo frutos! Uma das participantes dele é a Beatriz Emiliano. Ela conheceu o projeto quando estava no ensino médio e pretendia cursar alguma faculdade na área de exatas. Hoje, ela é estudante de engenharia. “Ao longo desse primeiro ano, eu me inscrevi para participar do projeto Engenheiras da Borborema e também para a Robótica da escola. Participei da oficina de Arduino, que era ministrada por mulheres que faziam engenharia e eu comecei a admirar muito elas”, relembrou ela, em entrevista ao G1.
Beatriz continuou no projeto durante o segundo e terceiro ano do ensino médio e, durante esse período, participou de várias atividades diferentes. Após sair da escola, a estudante já sabia o que queria fazer e, graças ao esforço, conseguiu ser aprovada no curso de engenharia elétrica da UFCG, onde cursa o 2º período atualmente.

“O projeto foi imensamente importante para me guiar no que eu queria para minha carreira, e para me mostrar que as mulheres podem estar em qualquer área, mesmo que a sociedade veja aquilo como incoerente”, contou ela. O projeto nasceu em 2015 e conta com atividades, palestras e visitas à universidade. Nesta quarta-feira, 23 de junho, Beatriz e todas as mulheres do projeto têm um motivo a mais para comemorar: é o Dia Internacional da Mulher Engenheira! Parabéns a todas!








