Tem dias que você faz uma receita e sente que não acertou a mão. Usou os mesmos ingredientes que das vezes anteriores, mas por algum motivo a receita não saiu com o mesmo sabor. No caso do pudim, têm dias que você consegue deixar a massa aerada, com aqueles furinhos, mas outras vezes não.
A chef da doceria Fôrma de Pudim, Daniela Aliperti, explica que isso acontece por dois motivos: a temperatura de cozimento do pudim e a maneira de bater a massa. Se a temperatura do forno estiver alta, acima dos 180 °C, as proteínas do ovo se coagulam rápido demais, formando as bolhas de ar que se transformarão nos furinhos. Eles também podem aparecer se você bater a massa vigorosamente, deixando-a aerada. Se você prefere pudim lisinho, sem furinhos, faça tudo com muita calma, bata a massa mais lentamente e cozinhe a massa em baixa temperatura.
Com ou sem furinhos, conheça receitas deliciosas de “O livro do Pudim”, de Daniela Aliperti, ed. Panda Books.
Crème caramel
Ingredientes da base
½ fava de baunilha
500ml de leite integral
100g de açúcar
4 ovos
Ingredientes calda de caramelo
150g de açúcar
Água suficiente para molhá-lo
Modo de preparo da base
Para preparar essa infusão, abra apenas metade da fava de baunilha, de cima a baixo, e raspe as sementes com uma faquinha. Misture o leite, a fava e suas sementes. Leve ao fogo até que ferva e desligue. Passe para um recipiente, cubra e deixe descansar por meia hora. Coe e reserve. Se preferir um sabor mais acentuado, deixe a infusão repousar na geladeira de um dia para o outro.
Depois disso, misture o açúcar com os ovos em uma tigela e então adicione o leite com a baunilha. Coe e reserve.
Modo de preparo da calda de caramelo
Ponha o açúcar em uma panela e adicione água suficiente para molhá-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, até se transformar em caramelo. Despeje a calda nas forminhas individuais.
Cozimento
Pré-aqueça o forno a 150 °C. Adicione a base do pudim às forminhas com caramelo e cozinhe em banho-maria no forno por 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme.
Pudim marfim
Ingredientes para base
2 litros de leite integral
500g de açúcar
2 favas de baunilha
15 gemas
Manteiga para untar a forma
Ingredientes para crosta
80g de açúcar
Modo de fazer base
Leve uma panela ao fogo baixo com o leite integral, o açúcar e as favas de baunilha até que o volume seja reduzido à metade. Deixe esfriar. Em um recipiente, bata as gemas com um fouet e adicione-as à mistura. Coe e reserve.
Pré-aqueça o forno a 150°C. Unte a forma para pudim com manteiga, adicione a base e cozinhe em banho-maria no forno por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até qye o centro do pudim esteja firma.
Modo de fazer a crosta
Depois de frio, desenforme. Cubra o pudim com açúcar e queime-o com maçarico para fazer a crosta. Esse pudim é tradicionalmente servido com fios de ovos.