Nos dias atuais, tomar doses de vitaminas diariamente, especialmente a B12, está na rotina de muitas pessoas ao redor do mundo. Com isso, muitos questionam qual o melhor horário para tomá-las. Mas o horário em que você toma esses suplementos têm diferença em como o corpo os absorve e na função deles no organismo?
Qual a melhor hora do dia para tomar vitamina B12?
Mesmo não existindo nenhuma orientação médica oficial dizendo que os suplementos devem ser administrados em um horário certo do dia, muitos estudos apontam que evitar tomar algumas vitaminas com refeições específicas podem aumentar a eficácia e a absorção destes suplementos.

O melhor momento para fazer o uso das vitaminas escolhidas vai de acordo com qual é o tipo dela: solúvel em gordura ou solúvel em água.
Para vitaminas hidrossolúveis como a B12, vitamina C e outras que compõem o complexo B, algumas pesquisas indicam que o horário ideal para administrá-las é na parte da manhã, já que podem ser ingeridas com o estômago vazio.
Quando solúveis em água, o suplemento terá uma absorção melhor quando o corpo está praticamente livre de outros alimentos, principalmente os gordurosos. E também, tomar a vitamina B12 no período matinal pode auxiliar na melhora dos níveis de energia.
A vitamina pode ser tomada B12 durante a noite?
Se administrar os suplementos pela noite for melhor para você, não existem problemas. Contudo, a capacidade natural de aumentar a energia da vitamina B12 são melhores aproveitadas quando o dia está começando. Além disso, como o estômago vazio absorve melhor a vitamina B12, você precisa esperar por algumas horas após o jantar antes de tomá-la.
Quais os benefícios de tomar a vitamina B12?
O corpo humano necessita de vitamina B12 para o metabolismo energético, para formação de células sanguíneas e para construção das bainhas nervosas.
Contudo, os humanos não conseguem produzir esta vitamina sozinhos, fazendo com que se torne necessário obtê-las por meio de alimentos ricos na B12, como carne, peixe, ovos e laticínios. A deficiência de vitamina B12 pode acontecer se for consumida ou absorvida menos vitamina B12 por mais tempo do que o corpo aguenta.

Quais as principais causas da deficiência de vitamina B12?
- dietas veganas rigorosas;
- transtornos alimentares, como a anorexia;
- deficiência do fator intrínseco (proteína necessária para a absorção da vitamina B12): que pode acontecer devido à remoção (parcial) do estômago ou na inflamação crônica da mucosa gástrica;
- uso de medicamentos específicos, como omeprazol e metformina;
- problemas de absorção da vitamina B12 no intestino, por exemplo, por conta de doenças inflamatórias intestinais crônicas, como a doença de Crohn, colite ulcerativa, doença celíaca ou remoção parcial do intestino;
- uma necessidade aumentada, como durante a gravidez.
Quais os sintomas da falta de vitamina B12?
- alterações na pele, como machucados e rachaduras nos cantos da boca;
- anemia e palidez associada, cansaço, fadiga, dor de cabeça, tontura, pulso fraco e rápido ou falta de ar;
- aumento da concentração de homocisteína no sangue, que também é fator de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão e AVC;
- memória fraca, falta de concentração, fadiga, humor depressivo e confusão;
- destruição da cobertura protetora dos nervos, que prejudica a transmissão de estímulos, resultando em distúrbios sensoriais nos pés e nas mãos (formigamento, dor nas pernas), incontinência ou disfunção erétil;
- risco maior de demência de Alzheimer em idosos;
- perda de cabelo;
- dores de cabeça;
- intolerâncias e alergias alimentares;
- glossite (língua dolorida e boca avermelhada);
- distúrbios digestivos com absorção reduzida de nutrientes;
- trombose na área do crânio ;
- escurecimento da pele (hiperpigmentação);
- perda da clareza visual.