O número de pessoas infectadas pela covid-19 voltou a subir no Brasil, principalmente por conta do surgimento de duas subvariantes da ômicron, a BQ.1 e a XBB. Diante da situação, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou a necessidade dos cuidados.
Já existem vacinas no mercado para combater o coronavírus, como é o caso da Pfizer, Janssen, CoronaVac e AstraZeneca. No Brasil, já havia sido ofertada até a quarta dose (ou segunda dose de reforço) da doença.
Agora, a CNN apurou que pelo menos seis estados e o Distrito Federal já iniciaram a aplicação da quinta dose, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas e Alagoas. As informações foram apuradas na última sexta-feira, 11 de novembro.
Já um levantamento da Folha de São Paulo, apontou que 8 estados já estão aplicando a quinta dose da vacina: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Amazonas, Acre, Paraná, e Pernambuco.
Segundo o portal de notícias as capitais Belo Horizonte, Salvador e Aracaju também já estão oferecendo essa dose de reforço.
Essa quinta dose, até o momento, está liberada apenas para grupo de pessoas que são imunossuprimidos (que possuem alguma deficiência imunológica), com exceção do Distrito Federal, que já oferece para todos que têm mais de 40 anos de idade.
A nova variante da covid-19
A nova variante do SARS-COV-2, a BQ.1 resulta de uma sublinhagem da BA.5 da Ômicron. A Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz o monitoramento contínuo das diferentes linhagens, aponta que a cepa já foi detectada em 65 países, incluindo o Brasil, e apresenta uma prevalência de 9%.
A principal característica, assim como outras linhagens da Ômicron, é a alta capacidade de transmissão. Os sintomas dessa cepa se assemelham a um quadro de gripe ou Influenza: febre, dores no corpo, dor de cabeça, coriza, tosse, perda de olfato e/ou paladar. Saiba mais sobre como se proteger dessa variante aqui.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!
Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!