Neste ano, a tradicional mensagem de Natal do Reino Unido foi diferente: A Rainha Elizabeth II relembrou com saudade o falecido marido Philip, com quem viveu mais de sete décadas. O discurso marca o retorno de Elizabeth à televisão desde o falecimento do Príncipe Philip.
A monarca da Inglaterra de 95 anos resgatou, no início, um trecho do discurso feito por ela em 1997, no aniversário de casamento com o Príncipe. “Ele é alguém que não aceita elogios facilmente. Mas ele foi simplesmente minha força durante esses anos. E eu, toda a minha família e o país tem uma dívida com ele muito maior do que ele poderia reivindicar ou que nunca saberemos”, colocou.
Elizabeth disse que o Natal, apesar de ser uma época de felicidade e alegria para muitos, pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos. “Este ano, especialmente, eu entendo o porquê”, desabafa.
A Rainha afirma que, ao ver as milhares de homenagens feitas ao seu companheiro ao redor do mundo e ao longo dos anos, seu coração se conforta. “Seu senso de serviço, curiosidade intelectual e capacidade de tirar sarro de qualquer situação eram todos irreprimíveis. Aquele brilho malicioso e questionador foi tão brilhante no final como quando o vi pela primeira vez”, acrescentou.
Ela finaliza dizendo que “a vida consiste em partidas finais, assim como primeiros encontros”, e apesar da família real sentir saudade do Príncipe Philip, os membros da realeza tem a consciência de que o parceiro de Elizabeth II gostaria que sua família celebrasse esta época festiva de fim de ano.