A Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, morreu nesta quinta-feira, 8 de setembro, aos 96 anos de idade. A segunda monarca com mais tempo de serviço na história, há 70 anos no poder. Nesta quarta-feira, 7 de setembro, o Palácio de Buckingham soltou um comunicado oficial dizendo que os médicos da família real estavam preocupados com estado de saúde da monarca. E neste dia 8, os filhos e os netos da rainha foram ao Palácio de Balmoral, residência de férias, na Escócia, para visitar Elizabeth II, que estava lá há mais de uma semana.
A rainha Elizabeth II assumiu o trono em 1952. Era filha de George VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai, e foi corada em 1953. Elizabeth II ficou noiva e casou-se em 1947 com Philip, príncipe da Grécia e Dinamarca. Desse casamento, nasceram quatro filhos: O príncipe Charles – herdeiro do trono – Andrew e Edward, e a princesa Anna.
História de vida
Elizabeth Alexandra Mary era filha de Albert Frederick Arthur George, o duque de York, e de Lady Elizabeth Bowes-Lyon. Ela nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres momento em que o rei do Reino Unido era Jorge V, e seu pai, o duque de York, era o segundo na linha de sucessão ao trono inglês. Com isso, Elizabeth automaticamente nasceu como a terceira na linha de sucessão, depois do seu tio Edward (Eduardo, em português) – filho mais velho de George, o duque de York e seu pai. Ela teve uma irmã mais nova, a Margareth.
Quando Elizabeth tinha 10 anos, o seu avô, George V, faleceu e tio foi coroado, tornando-se Eduardo VIII. Mas, o reinado dele foi curto e com menos de um ano no poder ele abdicou do trono para se casar com a norte-americana divorciada chamada Wallis Simpson. E dessa forma, o pai dela assumiu, em dezembro de 1936, como George VI.
Durante grande parte da Segunda Guerra Mundial, ela fez parte de um grupamento de mulheres que serviam como voluntárias em funções variadas para o exército britânico – chamado de Auxiliary Territorial Service.
Casamento
Em 20 de novembro de 1947 Elizabeth casou-se com Philip, príncipe da Grécia e da Dinamarca, em Abadia de Westminster, em Londres. Eles eram primos em segundo grau por descendência de Cristiano IX da Dinamarca e primos de terceiro grau por descendência da Rainha Vitória. Eles se conheceram em 1939, quando Elizabeth tinha 13 anos.
Pouco tempo depois, em fevereiro de 1952, George VI, pai de Elizabeth morreu e ela, desde então assumiu o reinado. Os preparativos para a coroação de Elizabeth duraram quase um ano. E finalmente, em 2 de junho de 1953 aconteceu a coroação, histórica, já que foi a primeira a ser televisionada.
Jubileus
Em 1977 foi o primeiro jubileu de Elizabeth, de prata. Seguido pelo de ouro em 2002 e de diamante em 2012. As festas solenes não pararam por aí, em 2017, a monarca recebeu o Jubileu de Safira, uma homenagem por ter completado 65 anos no trono. Sendo a primeira monarca a receber essa homenagem em toda a história britânica. E o mais recente jubileu, quebrando mais um recorde, foi em 2022, quando a rainha completou 70 anos no poder.