Na última semana, uma publicação feita por uma usuária anônima da rede social Mumsnet tem dado o que falar na Internet. O desabafo da mãe que faz parte da plataforma chamou a atenção de diversas outras mães por conta das falas polêmicas feitas sobre maternidade.
A mãe deu o título da postagem de “Eu me arrependo de ter tido um bebê”. Em seguida, ela começou o relato dizendo que tinha uma bebê de 10 meses de vida: “Eu a amo mais que tudo neste mundo, e constantemente sinto que algo de errado vai acontecer com a minha filha. Ela é ela é amável, brilhante, feliz, doce e até um pouco independente para a idade dela. Mas simplesmente não consigo superar o sentimento de arrependimento de tê-la”. Ela continua, explicando a sensação: “Eu só quero voltar para minha vida antiga. Eu tinha uma vida quieta, pacífica e até um pouco sem graça, mas é disso que eu gosto. Eu sou muito introvertida, e sempre estive feliz apenas estando sozinha e trabalhando de casa, vendo televisão a noite, aproveitando a natureza e jantando fora de vez em quando”.
Em seguida, ela continuou o desabafo: “Obviamente tudo isso acabou agora, e não gosto disso. Eu não gosto da parentalidade. Eu acho que é principalmente por conta do senso de responsabilidade, constantemente ter que entreter um bebê, nunca conseguir sentar e relaxar e fazer nada o dia todo, estar sempre em alerta. Eu sei que crianças mais velhas também trazem desafios, mas me pergunto se eu aproveitarei mais quando eu puder conversar com ela e ela conseguir se entreter sozinha? Ou será que vou sempre sentir que perdi minha vida antiga?”.
Nos comentários, outras mães contaram as experiências delas. Algumas disseram que com o passar do tempo essa sensação vai melhorando, e quanto mais a filha dela for crescendo, menos “em alerta” ela estará. Além disso, sugeriram que ela procurasse um psicólogo para que pudesse falar sobre esses sentimentos com uma pessoa profissional.