Nesta semana, Margrethe II, rainha da Dinamarca de 82 anos, removeu o título de príncipe de quatro netos, os quais são descendentes do filho Joaquim. Segundo a monarca, ela fez isso pelo bem das crianças, para que possam viver uma vida “mais normal”.
Mas a decisão dela também pode ter efeitos na família real inglesa, abrindo portas para que o rei Charles III também faça o mesmo com o filho, Harry, e Meghan Markle, assim como os filhos do casal, Archie e Lilibet.
Margrethe informou que a decisão teve inspiração nas famílias reais europeias, incluindo claro a família real britânica. Por isso, de acordo com o que especialistas informaram ao jornal Daily Mail, isso pode ajudar e aumentar a pressão no rei Charles sobre a situação de Harry e Meghan Markle.
Vale ressaltar que Charles já falou sobre a vontade de reduzir gastos da monarquia. Normam Baker, ex-membro do parlamento britânico explicou: “O Charles já disse que quer ‘diminuir’ a monarquia, mas isso precisa ser efetivo e não apenas superficial, ele precisa amenizar os gastos dos contribuintes. Eles precisam diminuir e serem mais concisos, mais claros como outras monarquias, como fez a Dinamarca”.