O festival de música Rock in Rio começou na última sexta-feira, dia 2 de setembro. No dia seguinte, dia 3 de setembro, a banda Racionais Mc’s emocionou o público.
No telão do local do palco em que se apresentaram, o grupo mostrou imagens de pessoas negras que tiveram mortes relacionadas com racismo, e uma delas, foi Miguel de cinco anos de idade. A música que acompanhou a homenagem feita a todas as vítimas foi “Negro Drama”.

Miguel Otávio Santana da Silva morreu em 2020, aos cinco anos de idades, quando caiu do nono andar do prédio de luxo em que a mãe trabalhava em Recife. A mãe, Mirtes Renata Santana de Souza, trabalhava como empregada no apartamento de Sarí Côrte Real, e havia pedido para a patroa olhar o menino por um momento.
Para o Diário de Pernambuco, Mirtes contou sobre a reação que teve quando viu a foto do filho estampada no telão do palco: “Foi uma surpresa! Eu não sabia que a foto dela ia aparecer. Estava assistindo ao jornal e vi trechos do show, aí mudei de canal e vi a foto de Ágatha. Me arrepiei vendo as fotos daquelas pessoas e pensei: ‘será que meu filho vai aparecer aí também? Segundos depois, apareceu a foto de Miguel e foi um baque no meu coração’”.