Cientistas forenses conseguiram reconstituir o rosto da primeira múmia egípcia grávida do mundo. Apelidada de “A Dama Misteriosa” a múmia foi descoberta durante uma escavação no ano de 1826. Os especialistas comemoraram o feito via redes sociais.
No Facebook, eles compartilharam fotos e imagens e explicaram na legenda que dois cientistas utilizaram tanto a técnica 2D quanto 3D para reconstituir a imagem da mulher. Eles ainda deram mais informações sobre a múmia: “Esta mulher faleceu por volta dos 20 anos, durante a gravidez. Recentemente foi descoberto que provavelmente ela estava sofrendo de um câncer”.
Depois de mais de 2 mil anos após a morte, a técnica permitiu recriar o rosto da mulher, utilizando também partes do corpo e crânio para entender como ela era visualmente. Ela foi encontrada embrulhada em tecido junto de um conjunto de amuletos.
“Pela primeira vez, a provável aparência dela foi revelada para o público em geral. Agora todos serão capazes de olhar nos seus olhos. Para os egípcios ancestrais, como nós, o rosto era uma parte integral da personalidade de uma pessoa. Ao reconstruir os rostos deles nós estamos ‘trazendo eles de volta para a vida’ e restaurando as personalidades deles”, finalizou a legenda da publicação.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!
Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!