Com a pandemia do novo coronavírus, 2020 foi um ano completamente diferente e cheio de desafios. Nenhuma família imaginou que ficaria tanto tempo em casa e como isso poderia impactar na saúde, principalmente das crianças. Quando o assunto é alimentação, é preciso ficar de olho e reorganizar a rotina.
Passando mais tempo em casa, houve o aumento do consumo de alimentos prontos, ricos em sódio, açúcar e gorduras, que podem trazer prejuízos para o desenvolvimento infantil, além da consequência do aumento de peso. Para começar 2021 bem, a pediatra Dra. Renata Aniceto, da Liga da Cozinha Afetiva e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) dá dicas práticas para enfrentar (bem!) essa mudança.
“Temos que levar em consideração, que a falta da escola e da atividade física colaboraram para este quadro, via diminuição do gasto energético e do aumento da ansiedade. Após meses de pandemia, algumas famílias ainda tentam administrar as suas rotinas“, comenta a pediatra.
Divida as refeições
O primeiro passo é fracionar as refeições ao longo do dia, assim a criança mantém uma sensação maior de saciedade. Experimente fazer o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Para não esquecer nenhum passo, cole o esquema na porta da geladeira.
Crie um cardápio
Para não cair na tentação de comidas congeladas ou do delivery, faça uma programação para o longo da semana. Programe as compras e tenha sempre em mãos os ingredientes que serão utilizados para o preparo de cada uma das refeições. Opte sempre por alimentos frescos!
Faça substituições
A gente sabe que é super difícil deixar os doces de lado, mas é possível fazer substituições. Para isso, troque as guloseimas por bolos caseiros, biscoitos integrais, pipoca e iogurtes naturais.
Hidrate-se!
Se hidratar é superimportante e tomar 2l de água por dia é indispensável para o bom funcionamento do organismo como um todo. Você pode também optar por sucos naturais de frutas ou ainda usar polpas não adoçadas, mas vale lembrar que o consumo de água deve ser sempre maior.