Família

Saiba os sinais silenciosos de três tipos de câncer

(Foto: Freepick)

Publicado em 26/08/2024, às 17h46 por Malu Lopes


Compartilhe:


Milhões de pessoas ao redor do mundo são diagnosticadas com câncer, e a detecção precoce frequentemente representa um grande desafio. Muitas vezes, o câncer é identificado em estágios avançados, resultando em tratamentos mais complexos e menos eficazes. Por isso, é essencial estar atento aos sinais de alerta e realizar exames regulares para identificar precocemente qualquer indício de câncer.

Câncer no esôfago:

Compreendendo cerca de 2% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil, esse tipo de câncer é notoriamente silencioso e agressivo. Seus primeiros sintomas são frequentemente sutis e podem ser facilmente confundidos com outras condições menos sérias. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os sinais de alerta incluem:

Câncer no pâncreas:

Representando cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados no Brasil, esse câncer é conhecido por sua natureza silenciosa e agressiva. Seus sintomas iniciais são frequentemente sutis e podem ser confundidos com outras condições menos graves, tornando o diagnóstico precoce um desafio.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os sinais de alerta incluem: 

 

O câncer de ovário é um dos mais comuns no Brasil - Foto de Tima Miroshnichenko no pexels

 

Câncer no ovário:

Este tipo de câncer tende a ter sintomas iniciais sutis, em parte devido à localização do órgão, que torna difícil a sua visualização em exames de imagem. Os sinais da doença podem englobar:

Sintomas de câncer de ovário podem aparecer durante refeições

O câncer de ovário é considerado a segunda neoplasia ginecológica mais comum no país, e é responsável por cerca de 3.931 mortes anuais, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Esta é uma doença muito difícil de identificar no estágio inicial, já que muitos sintomas específicos não aparecem no começo, levando a um diagnóstico realizado já em estados avançados, contribuindo para o sucesso do tratamento seja ainda mais complicado, sendo isto um dos possíveis fatores que explicam o grande número de óbitos. 

Contudo, algumas mudanças sutis nas mulheres podem apontar a existência de possível tumor ovariano, mesmo que os sintomas sejam quase sempre vagos e atribuídos a outras doenças. Durante as refeições, pode ser observada a sensação rápida de saciedade (mesmo com pequenas porções), as náuseas, os vômitos, a indigestão e o inchaço no abdômen.

De acordo com estudos sobre o tema,  esse fator acontece uma vez que os sintomas são causados quando o tumor já está avançado e começa a comprimir estruturas como o estômago, os intestinos e os vasos sanguíneos.

 

 

Mais lidas

Notícias

Sabrina Sato está grávida de Nicolas Prattes: "É uma benção"

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias

Filha de Leonardo conta que conheceu o pai no dia do teste de DNA: "Pedi um autógrafo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Notícias

Sogra de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes já foi paquita e engravidou aos 18 anos

Criança

Cecilia Malan mostra registro raro da filha e semelhança impressiona: “Chique como a mãe”

Família

Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"


Palavras-chave
câncer sinais silenciosos tipos de câncer