Família

São Paulo antecipa vacinação contra covid-19 para idosos de 68 anos: saiba como vai funcionar

Freepik

Publicado em 31/03/2021, às 10h06 - Atualizado às 12h15 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nesta quarta-feira, 31 de março, o governo do estado de São Paulo realizou uma nova coletiva de imprensa trazendo informações sobre a pandemia de coronavírus. Na sexta-feira, 2 de abril, será antecipado a vacinação de idosos de 68 anos. Além disso, começa no dia 12 de abril, a imunização de profissionais da educação na rede estadual, municipal e privada.

João Doria, governador do estado, adiantou sobre a disponibilização de mais leitos de UTI covid-19 no Hospital das Clínicas, compra de cilindros de oxigênio, entrega de mais doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde, campanha “vacina contra a fome” e ainda a retomada do programa Merenda em Casa.

Vacinação dos idosos de 68 anos

A imunização, que estava prevista para ter início na próxima segunda-feira, 5 de abril, foi antecipada em todo o estado para o dia 2 de abril, sexta-feira. Apenas nesta faixa etária, cerca de 340 mil pessoas serão vacinadas contra a covid-19. Para agilizar a imunização, é disponibilizado o portal Vacina Já, onde a população consegue fazer um pré-cadastro.

Compra de cilindros em São Paulo

Para o abastecimento de oxigênio na rede de saúde, o Governo do Estado de São Paulo comprou 2 mil cilindros e 1 mil concentradores de oxigênio para tratar os pacientes com covid-19. Além disso, a partir de uma campanha de arrecadação, chamada de “Oxigênio para a Vida”, está sendo pedido doação ou empréstimo de cilindros para uso exclusivo no tratamentos da população. “O Governo de São Paulo pede esse apoio e empresas, organizações, a quem puder. E a população agradece”, diz um comunicado apresentado por Patricia Ellen, secretária de desenvolvimento.

Entrega de mais doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde

Hoje, o Instituto Butantan entregou mais 3,4 milhões de doses da CoronaVac para o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Além disso, durante a primeira quinzena de abril, outras 4 milhões de doses serão enviadas, totalizando assim 40,7 milhões de doses disponíveis no país.

Campanha vacina contra a fome

Como uma maneira de ajudar quem mais precisa durante a pandemia, foi criado a “Campanha Vacina Contra a Fome”, que busca arrecadar doações de alimentos durante a vacinação da população. Até o momento, 389 municípios já fazem parte dessa mobilização (para ver quais lugares estão disponíveis, acesse www.vacinacontraafome.sp.gov.br).

Até o momento, mais de 6 milhões de doses da Coronavac já foram aplicadas no estado de São Paulo (Foto: Freepik)

Disponível a partir de 5 de abril, todos podem participar. Para isso, é só levar 1kg de arroz, feijão, macarrão ou leite em pó nos postos de vacinação indicados por cada município. “É vacina no braço e comida no prato”, reforça João Doria sobre o slogan da campanha.

Retomada do Programa Merenda em Casa

Em um momento de apoio aos que mais precisam, Rossieli Soares, secretário da Educação, informou sobre a retomada do merenda em casa. O atendimento presencial para os alunos mais vulneráveis tem sido feito desde o início de fevereiro e agora será retomado o Programa Merenda em Casa. “A escola estará sempre disponível. Nós vamos atender presencialmente ainda o atendimento da merenda escolar, como temos feito nessas semanas”, explica.

Para ir além do atendimento presencial, a volta do Merenda em Casa garante o apoio com R$ 55 reais por mês para cada aluno. O primeiro pagamento será feito na quarta-feira, 7 de abril, atendendo 920 mil alunos da rede pública estadual, registradas no CadÚnico.

Nova variante?

Ainda durante a coletiva, o governador João Doria informou sobre a possibilidade de uma nova variante no Brasil, mas ainda é necessário mais estudos para identificar a situação. O caso aconteceu em Sorocaba, cidade que fica a 100km de capital paulista, em um paciente que está seguindo o isolamento enquanto a Vigilância Sanitária investiga outras possíveis contaminações.

Até o momento, é estimado que a variante seja semelhante à sul-africana, mas, como o paciente contaminado não viajou para fora do país, é estudado sobre ser uma evolução da variante P1 de Manaus. “Ontem, 30, terminamos a análise do material genético da rede de laboratório com o Butantan e universidades que estão fazendo esse trabalho. Em Sorocaba, foi identificada uma variante. É uma variante assemelhada a da África do Sul”, comentou o governador.

Vale lembrar que o caso ainda está sendo acompanhado pela Vigilância Epidemiológica e pela secretaria estadual para entender se existem mais pessoas contaminadas. “Precisamos determinar qual a real incidência. Um caso nesse momento em um universo de predomínio da P1. Se for apenas um caso, as medidas estão em andamento. Fora isso, o acompanhamento genômico de outros locais para a observação do surgimento dessa variante, porque é esperado. Temos que fazer esse sequenciamento rotineiro de um percentual das amostras que são testadas, exatamente para fazer o monitoramento do aparecimento das variantes”, completa Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Mais lidas

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Bebês

Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Fernanda Vasconcellos capricha em festa luxuosa para filho de 2 anos

Família

Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"

Notícias

Príncipe George pode ser separado dos irmãos por regra real, após completar 12 anos

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"


Palavras-chave
Família Saúde coronavírus covid-19