Família

São Paulo pode registrar recordes de frio com nova massa polar

Reprodução: Freepik

Publicado em 26/08/2024, às 11h52 por Ana Luiza Messenberg


Compartilhe:


Esta semana começou com um domingo gelado para a cidade de São Paulo devido ao início de mais uma intensa massa de ar polar. No período da tarde, a temperatura ficou na casa dos 9°C. Já durante a noite, os bairros do centro marcaram aproximadamente 8°C. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é esperado que o resto da semana bata marcas ainda mais baixas, podendo até quebrar o recorde de temperatura mais baixa do ano.

Nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, a mínima deve ficar em torno de 7°C, enquanto a máxima não passará dos 14°C, mesmo com possíveis períodos de sol durante o dia. Os ventos cortantes vindos do oceano devem causar uma sensação de frio durante o dia inteiro na capital.

A frente fria que atinge São Paulo começou domingo - (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil/ EBC)

 

Como vai ser a massa de ar polar no estado de São Paulo? 

Ainda de acordo com as previsões do CGE, na terça-feira, dia 27 de agosto, o frio deve chegar ainda mais forte. A temperatura mais baixa pode chegar até os 6°C, já a máxima não deve passar dos 16°C, com sol entre algumas nuvens. A umidade relativa do ar se mantém mais alta do que o normal para a época do ano, com mínimas de 55%.

Mesmo assim, a preocupação dos paulistanos não envolve somente as temperaturas baixas. Os ventos que sopram de sul e sudeste transformam a sensação térmica em 3°C a menos do que o registrado. Isso faz com que o frio seja ainda mais forte.  

Quais as expectativas dos próximos dias?

No restante da semana, as condições do clima continuam sendo rigorosas. De acordo com o CGE, o volume de chuva desde o começo do mês até as 13h do último domingo foi de 42 mm, mais do que a média para o mês, que é de 29,8 mm. O aumento da umidade, combinada com as temperaturas frias, pode acabar em dias ainda mais gelados e úmidos para São Paulo.

Com a chegada do frio intenso na cidade, é importante vestirmos roupas adequadas para o clima, como casacos pesados e quentes, gorros e luvas e também, manter-se aquecido em lugares adequados. É importante inclusive seguir as medidas abaixo:

Frente fria deve se estender até a próxima semana - (Foto: Reprodução/ Clima ao vivo)

 

Após calor extremo, nova frente fria com ciclones e chuva se aproxima do Brasil: Confira previsão

Segundo a Climatempo, o Centro-Sul do Brasil vai enfrentar mais uma frente fria a partir do último domingo, dia 25 de agosto. Depois de um final de semana extremamente quente, uma onda de frio associada a um ciclone extratropical do mar deve avançar sobre o país e trazer chuvas e temperaturas mais baixas.
 
A nova massa de ar polar que se aproxima na próxima semana, contudo, não será tão intensa quanto a do começo do mês, mas deve abaixar as temperaturas de forma significativa, principalmente em regiões do Sul. Leia mais clicando aqui.

 

 

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira


Palavras-chave
são paulo frio frente fria onda de frio massa de ar polar onda fria