Vídeos de peixes nadando em trechos do rio Pinheiros, em São Paulo, viralizaram nas redes sociais nesta última segunda-feira, 12 de abril. O motivo da surpresa é que a água estava sendo considerada não habitável para a vida animal.

Às margens do rio, foi instalada uma ciclovia, de onde um ciclista conseguiu capturar o registro em vídeo. De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, a presença dos animais é um indicativo de recomeço de vida no local, já que os peixes vieram de outros rios e que encontraram um ponto no rio Pinheiros com oxigenação suficiente para continuar vivos.
“É um sinal positivo de um trabalho de quase três décadas de recuperação dos rios, córregos e nascentes da cidade. É um começo e é importante para mostrar que não podemos parar o que está sendo feito”, diz Malu Ribeiro, diretora da Fundação SOS Mata Atlântica.
Despoluição do rio
A despoluição do rio Pinheiros, um gigante de 25 quilômetros que nasce no rio Guarapiranga e tem a foz no rio Tietê. Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente disse que a conclusão do programa de despoluição do rio está prevista para o fim de 2022.
Atualmente sendo feitas a expansão da coleta e tratamento de esgoto, desassoreamento e aprofundamento do rio, coleta e destinação dos resíduos sólidos e revitalização das margens. A Secretaria também informou que ainda analisa o aparecimento dos peixes no local para ter mais informações sobre a migração e as espécies identificadas.