Um menino de 8 anos provocou um incêndio na própria casa na última terça-feira, 11 de dezembro, na cidade mexicana de Zapopan, a 560 km da capital federal. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros local, o fogo foi controlado e ninguém se feriu.
A Unidade de Bombeiros e Proteção Civil Zapopan recebeu um chamado de um incêndio durante a tarde do mesmo dia. De acordo com o que foi compartilhado na conta oficial da corporação no Twitter, a informação inicial era de que havia várias pessoas presas na casa. Ao chegar ao local, eles confirmaram o acidente, mas encontraram a família (seis crianças e dois adultos) já do lado externo, fora de perigo.
“Muitos móveis, pneus e lixo estavam queimando na lateral da casa. Aparentemente, a família se dedica à coleta de recicláveis. Ao que tudo indica, foi um menor que iniciou o incêndio”, explicou o comandante Francisco Villegas Barajas, ao jornal El Heraldo de México.
O foco do fogo estava na parte externa da casa. A hipótese dos bombeiros é de que a criança usou um isqueiro enquanto brincava e, acidentalmente, acabou provocando o incêndio. O comandante alertou, ainda ao jornal local, para o risco de acidentes como esse, especialmente nas festas de fim de ano, quando as crianças acabam tendo acesso facilitado a fósforos e fogos de artifício. “A família foi orientada a tentar manter a casa limpa, para evitar que o lixo se acumule. É preciso ficar atento às crianças, que podem pegar objetos como fósforos ou isqueiros”, finalizou.