O mês de agosto vai terminar com um fenômeno raro! Nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, vai acontecer a última superlua do ano. Na ocasião especial, a lua vai estar maior e mais brilhante, devido a sua aproximação com a Terra. O fenômeno é conhecido como “Lua Azul”, porque é a segunda lua cheia do mês.
O momento exato em que o fenômeno deve acontecer varia de acordo com o fuso horário. A superlua só se repetirá em 2037. De acordo com o horário oficial de Brasília, a lua cheia deve aparecer no dia 30 de agosto às 22h35. Para aqueles que estão com o fuso -4 vai ser às 21h35; no fuso -5, às 20h35. Entretanto, para quem estiver no fuso de -1, o fenômeno deve acontecer às 0h35, do dia 31.
“Os observadores poderão notar uma lua mais brilhante do que em outras ocasiões. O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do planeta, desde que as condições climáticas sejam favoráveis”, declarou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em entrevista a Exame.
O termo “Superlua” não é muito utilizada pelos astrônomos, mas significa que o satélite natural da Terra será visto com maior e mais brilhante do que normalmente.
A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) informa que para ser considerada uma superlua, é necessário que a lua, cheia ou nova, esteja acima do limite de 90% do perigeu. “Como não podemos ver superluas novas (exceto quando a Lua passa na frente do Sol e causa um eclipse), o que chama a atenção do público são as superluas cheias, pois são as maiores e mais brilhantes luas cheias do ano”, afirma a agência.