Em um momento em que o tempo de tela virou assunto frequente entre famílias, escolas e especialistas, grandes plataformas têm buscado formas de incentivar um relacionamento mais equilibrado com a tecnologia. O TikTok, que já vinha ampliando recursos voltados ao bem-estar e à segurança digital, agora reúne essas iniciativas em um só lugar com o lançamento do novo espaço de Tempo e Bem-Estar.
Segundo a plataforma, “pessoas de todo o mundo vêm ao TikTok para descobrir novos interesses, encontrar inspiração e acompanhar as últimas novidades de seus criadores favoritos, enquanto descansam e recarregam as energias”. A partir dessa observação, o app reuniu ferramentas que apoiam relaxamento, autocuidado e limites de tela, principalmente entre adolescentes, faixa que está no centro dos debates sobre o uso responsável das redes.
Um novo hub para desacelerar
O novo espaço substitui o antigo menu de tempo de tela e amplia os recursos voltados ao bem-estar. Entre as funcionalidades, estão:
Diário de afirmações com mais de 120 cartões para baixar ou compartilhar, gerador de sons relaxantes, como chuva, ondas e ruído branco, exercícios de respiração guiados e uma seleção de vídeos de criadores de conteúdo, que explicam como aproveitar melhor ferramentas do aplicativo.
Esses recursos chegam enquanto o TikTok fortalece medidas de proteção já presentes na plataforma. Hoje, contas de adolescentes têm mais de 50 controles de privacidade e segurança ativados automaticamente. Ainda neste ano, o app passou a ativar meditação automática às 22h para adolescentes, recurso depois ampliado para todos, e lançou iniciativas como as Missões de Bem-estar e a expansão do Fundo de Educação em Saúde Mental para 22 países.
Também houve novidades na Sincronização Familiar, com funções como Tempo de Descanso, que permite que pais restrinjam o uso do aplicativo quando acharem necessário.
Missões de Bem-estar: pequenas ações que viram hábito
Com o lançamento do novo espaço, chegam também quatro novas missões rápidas pensadas para incentivar um uso mais consciente da plataforma. Elas foram desenvolvidas com base em literatura acadêmica, análises clínicas do Digital Wellness Lab e sugestões do Conselho Global de Jovens do TikTok.
As principais são:
- Horas de Sono, uma missão de oito semanas em que as pessoas precisam evitar o uso noturno do app (ou meditar nesse período) e podem cultivar uma “Árvore do Bem-estar”;
- Selo diário de tempo de tela, ao estabelecer e cumprir um limite;
- Missão semanal de tempo de tela, que incentiva a checagem do relatório semanal;
- Missão Embaixador do Bem-estar, que recompensa quem chama outras pessoas para participar.

Os primeiros testes indicam que o novo espaço é mais acessado do que o antigo menu de configurações, com o diário de afirmações liderando a preferência.
Para Tomáš Čermák, de 19 anos, membro do Conselho Global de Jovens do TikTok, a mudança mostra o impacto das sugestões feitas pelo grupo:
“No atual panorama online, o bem-estar tem de ser uma prioridade. Fico feliz em ver meu projeto ganhar vida para que milhões de pessoas em todo o mundo possam experimentá-lo (…)”
Como acessar o novo espaço
O espaço de Tempo e Bem-Estar agora está disponível dentro das Configurações da conta. O TikTok também incluiu lembretes quando o usuário bate o limite diário de tempo de tela ou quando as Horas de Sono estão ativas, além de avisos nos vídeos do tipo “Faça uma Pausa”.
O que esse movimento sinaliza
Além das ferramentas, o TikTok anunciou que fará uma contribuição de US$ 100 mil em 2026 para o Fundo de Pesquisa SafeOnline da Tech Coalition, com foco em estudos sobre jovens e bem-estar digital. Especialistas veem a iniciativa como um avanço em uma discussão que ganhou força nos últimos anos.
A diretora executiva da Comenzar de Nuevo, Dra. Eva Trujillo, destaca que:
“Sabemos que a forma como usamos a tecnologia pode influenciar nosso bem-estar mental. O novo espaço Tempo e Bem-estar do TikTok é um passo significativo em direção a ambientes digitais projetados com cuidado, equilíbrio e reflexão em mente”
No fim das contas…
O lançamento mostra como as plataformas estão sendo estimuladas a propor ambientes digitais mais equilibrados para adolescentes e adultos. O novo espaço de Tempo e Bem-Estar reúne desde ferramentas simples, como sons relaxantes, até iniciativas estruturadas, como missões semanais e projetos de pesquisa. Para famílias, pais e jovens que já se preocupam com o tempo de tela, o movimento adiciona mais uma camada de apoio dentro de um dos aplicativos mais usados do mundo.








