Um terremoto devastador, com magnitude 6,8, causou uma tragédia no Marrocos, resultando na perda de mais de 1.000 vidas, de acordo com o Ministério do Interior do país. O tremor, que abalou a região central, desencadeou pânico nas cidades, levando as pessoas a correrem para as ruas em busca de segurança. Pouco depois do terremoto inicial, um tremor secundário de magnitude 4,9 agravou ainda mais a situação.
😰 Um homem mostrou as cenas de destruição após o forte terremoto no Marrocos. O número de mortos aumentou para 1.037, e mais de 1.200 pessoas ficaram feridas, até a tarde deste sábado (9/9)
🎥 @khalediskef pic.twitter.com/SWfFHno3Iw
— Metrópoles (@Metropoles) September 9, 2023
A maioria das fatalidades ocorreu nas áreas montanhosas de difícil acesso, onde equipes de resgate enfrentam desafios. As autoridades também relataram cerca de 1.200 feridos, muitos em estado grave, e há relatos de pessoas presas nos escombros.
O terremoto ocorreu por volta das 23 horas, no horário local (19h de Brasília), a uma profundidade relativamente rasa, a cerca de 71 km a sudoeste de Marrakech, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
⚠️Tragédia
Forte terremonto deixa, ao menos, 820 mortos no Marrocos
Balanço mais recente do Ministério do Interior indica que ao menos 820 pessoas morreram
Leia: https://t.co/CUNqKLSSTi pic.twitter.com/nPQU32qgkP
— Metrópoles (@Metropoles) September 9, 2023
Segundo informações da BBC, a repórter marroquina Aida Alami, que cresceu em Marrakech, descreveu o evento como totalmente inesperado, enfatizando que o país carece de preparação para terremotos. As pessoas, apreensivas com os tremores secundários, estavam confusas sobre como agir, uma vez que não havia orientações claras das autoridades.
Imagens chocantes mostram danos significativos em Marrakech, incluindo antigas muralhas da cidade e edifícios antigos que provavelmente não foram construídos para resistir a tremores dessa magnitude.
Brasileira relata momento do terremoto no Marrocos: “Tínhamos acabado de deitar e meu marido me perguntou: por que você está se balançando?”.
➡ Assista no #Edição10, na #GloboNews, com @camilabomfim: https://t.co/bFwcwLpLU9 pic.twitter.com/DLLiLGgF6m
— GloboNews (@GloboNews) September 9, 2023
A Embaixada do Brasil em Rabat informou que, até o momento, não há relatos de brasileiros mortos ou feridos, mas está acompanhando de perto os desdobramentos do terremoto.
Este terremoto, o mais poderoso em décadas no Marrocos, pegou a nação de surpresa, uma vez que a maioria da atividade sísmica nessa região é centrada no Mediterrâneo e em direção à Turquia. A falta de preparação adequada para terremotos torna a situação ainda mais desafiadora para as equipes de resgate e para a população em geral.