Na noite desta sexta-feira, 1º de abril, deixou de ser necessário a apresentação de teste de covid-19 para passageiros vacinados, tanto brasileiros quanto estrangeiros, na hora de entrar no Brasil. A decisão foi assinada por ministros da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e da Infraestrutura.
Desta forma, os turistas que estão com as duas doses da vacina contra o coronavírus – aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Mundial da Saúde (OMS) ou entidades do país de destino – aplicadas não necessitam mais fazer o teste de covid-19 antes de embarcar para apresentar à companhia aérea antes do embarque.
A notícia publicada no “Diário Oficial da União” contanto enfatiza que continua sendo necessária a apresentação do comprovante de vacinação completo, seja impresso ou eletrônico, emitido ao menos 14 dias antes do dia da viagem.
Porém, para pessoas que ainda não estão com as duas doses da vacina contra a covid-19 em dia, ainda se torna necessário um teste de antígeno ou PT-PCR com o resultado negativo, e realizado até 24 horas antes do embarque.
Também não há exigência de quarentena nem para os vacinados nem não vacinados. A Anvisa, no dia 23 de março, havia divulgado uma nota técnica recomendando que os ministros fizessem a revisão das normas para viajantes, se baseando no cenário internacional.