Em Highland Park, um subúrbio de Chicago, que possui aproximadamente 30 mil habitantes, ocorreu um tiroteio, por volta de 10 horas da manhã, no horário local. O ataque aconteceu logo no início de um desfile tradicional de 4 de julho, feriado nos Estados Unidos, e no momento em que as pessoas ouviram o barulho dos tiros o desesperou já predominou no local.
A polícia local realizou uma coletiva de imprensa, em que relatou que 31 pessoas foram levadas aos hospitais e ao menos seis vítimas morreram. Ainda, afirmaram que o suspeito não foi identificado até o momento, porém não há indícios de que o atirador esteja com reféns no momento. De toda forma, orientaram a população a não sair de casa e evitar a região onde ocorreu o ataque a tiros.
Além disso, a polícia também afirmou que encontrou um rifle, arma de fogo portátil, de cano longo, no local do crime. O suspeito foi descrito como um homem branco, de 18 a 20 anos, cabelo preto, e no momento usava uma camiseta azul. Ele foi descrito pelas testemunhas como “armado e perigoso”.
A prefeitura da cidade de Highland Park cancelou o desfile do Dia da Independência e pediu que as pessoas tomassem cuidado.