Quando o assunto é saúde, buscamos tudo de melhor. Quando envolve a saúde dos nossos filhos então, essa busca se intensifica. Além da segurança, certificação, experiência do paciente, atendimento humanizado, equipe especializada, a tecnologia invadiu os hospitais e maternidades trazendo novos recursos e possibilidades para mães, pais, filhos e toda a família. Confira os principais serviços e diferenciais que encontramos por aí.
1. APLICATIVOS INTERATIVOS
Controlar diversos itens do quarto agora é possível por meio de comando de voz: iluminação, TV, ar condicionado, persianas; além de solicitar apoio de um profissional, equipe de governança, manutenção, higiene, alimentos e bebidas. A Maternidade São Luiz Star conta com a tecnologia Smart Maternity, que permite tudo isso ajudando também no auxílio e organização diária do cuidado com o paciente. Um toque na tela e o seu conforto está garantido.

2. CIRURGIAS DE ALTA COMPLEXIDADE PARA GESTAÇÕES DE RISCO
No caso de endometriose, por exemplo, é possível fazer uma videolaparoscopia em gestantes com 18 semanas. O procedimento permite reduzir as dores da paciente, além de prolongar a gravidez até 34 semanas, garantindo a saúde da mãe e aumentando as chances do bebê nascer saudável. Esse é um dos serviços oferecidos pelo Hospital e Maternidade Santa Joana, que ainda conta com Unidade de Terapia Semi-Intensiva Adulto, especializada em gestantes com risco para morbimortalidade materna e neonatal.
3. SUÍTE DE PARTO NORMAL COM CAMA DE CASAL
Praticamente um hotel! A suíte tem justamente o objetivo de criar um clima que foge da caracterização de hospital, com uma cama tamanho super king que permite participação ativa do acompanhante, banheira integrada ao quarto com cromoterapia e hidromassagem, teto com “céu estrelado” de led, iluminação regulável, frigobar, TV, Alexa, som ambiente com sua playlist favorita e temperatura controlável. O quarto também tem equipamentos de apoio disponíveis. Tudo isso tem no Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista.
4. TELEMEDICINA
O atendimento online permite atender pacientes de todo o país, conhecendo a gestante, tirando as dúvidas e apresentando o planejamento terapêutico de forma agilizada. Essa ferramenta também evita deslocamentos desnecessários e otimização do tempo familiar. A partir desse contato virtual, se estabelece quando é necessário, de fato, uma visita presencial para avaliação. A telemedicina é um dos serviços oferecidos pelo Sabará Hospital Infantil.
5. FAMÍLIA POR DENTRO DO PARTO
Na hora da chegada do bebê, a ansiedade é mil e todo mundo quer curtir esse momento de pertinho, certo? Na Maternidade São Luiz Star, em casos de partos cirúrgicos, há a possibilidade de familiares acompanharem o parto em uma sala especial com vidro inteligente polimerizado, que permite a visualização da sala quando liberada pela paciente. Também é possível fazer filmagem em tempo real para que todos sintam essa emoção. O Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista tem o “Espaço Vida”, que permite esse acompanhamento também nos partos normais.

6. MEDICINA FETAL
Agora, com a evolução da medicina, é possível diagnosticar e tratar clínica e cirurgicamente alterações fetais diagnosticadas ainda durante o pré-natal, ou seja, antes do nascimento do bebê. O procedimento intrauterino precoce e eficiente, para corrigir, por exemplo, mielomeningocele, visa melhorar a qualidade de vida do bebê, garantindo a segurança dele e da grávida. A Maternidade São Luiz Star, Pro Matre e o Hospital e Maternidade Santa Joana oferecem esse serviço.
7. PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PREVENÇÃO DE SEQUELAS NEUROLÓGICAS DE RECÉM-NASCIDOS
O cuidado com recém-nascidos é de extrema importância, por isso ter uma UTI Neonatal dedicada a eles faz toda a diferença na atenção e desenvolvimento desses pacientes. Uma UTI Neurológica Neonatal garante isso principalmente para os criticamente enfermos, reduzindo os riscos de complicações e sequelas. Isso se estende num modelo de telemedicina avançada no Hospital Samaritano Higienópolis.
8. CIRURGIA ROBÓTICA
Esse é um tipo de cirurgia minimamente invasiva, que faz parte do grupo das cirurgias laparoscópicas ou toracoscópicas, feitas com pequenas incisões e auxílio de câmeras. Mas não, embora o nome confunda, essa cirurgia não é realizada por um robô, mas um cirurgião que controla essa máquina/robô, que permite uma visão tridimensional. Ela é aplicável em adultos e crianças, mas como é algo novo e as crianças costumam ser mais “protegidas”, acaba sendo mais utilizada por adultos. Este serviço é oferecido no Hospital Israelita Albert Einstein e Pro Matre, por exemplo.
9. UTI NEONATAL MONITORIZADA
As UTIs utilizam quatro protocolos com espaço não somente para cuidado e controle dos prematuros, mas acolhimento da família do recém-nascido. A Maternidade São Luiz Star tem a Central de Monitorização, que acompanha os bebês 24h por dia, já o Santa Joana tem a UTI Neonatal e UTI Adulto integradas para facilitar a amamentação e a Pro Matre tem uma sala para descanso e restaurante exclusivo para mães que precisam acompanhar os filhos internados.
10. UTI PEDIÁTRICA COM RECURSOS TECNOLÓGICOS DE ALTA PERFORMANCE
No Hospital Santa Catarina, esse espaço inclui vigilância ininterrupta através do monitor central, monitorização minimamente invasiva, eletroencefalograma (exame para analisar a atividade elétrica cerebral), índice biespectral (de controle da anestesia), ecocardiograma, Ventilação Pulmonar Mecânica, passagem de cateter venoso central cuidado com ultrassom… No Sabará as UTIs pediátricas contam com apartamentos individuais para as famílias de equipe multidisciplinar: fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, entre outros.
O que considerarna hora de escolher a sua maternidade
- Como ela recebe a gestante
- Opções para a família acompanhar o nascimento
- O acompanhamento da gestante e do bebê após o parto
- Como a Instituição ajuda a família a se adaptar à nova rotina
- Quais os tipos de profissionais que vão fazer o acompanhamento da mãe
FONTES: Fabio Peralta, coordenador da equipe de Medicina Fetal e de Cirurgia Fetal da Maternidade Star, pai de Camila e Thiago. Aline F. C. de Melo, obstetra e supervisora médica da Maternidade São Luiz Star, mãe de Rodrigo e Renan. Maria Augusta Gibelli, Diretora Médica da Maternidade São Luiz e mãe de Maria Carolina e Maria Clara. Dra. Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Hospital e Maternidade Santa Joana, mãe de Julia e Otávio. Juliana Amaro, head de Comunicação, Marketing e Experiência do Paciente do Hospital e Maternidade Pro Matre, mãe de Joana e Rafael. Dr. Gregório Lorenzo Acácio, Coordenador do programa de terapia fetal do Sabará Hospital Infantil, pai de Gustavo e Felipe. Dra Teresa Uras, pediatra e neonatologista, e Dra Edna Bussotti, enfermeira, ambas do Hospital Samaritano Higienópolis. Maria Lúcia Apezzato, cirurgiã pediátrica do Einstein e pioneira na certificação de cirurgia robótica pediátrica no Brasil. Dra. Patrícia Rute Moutinho Bastos, pediatra e intensivista pediátrica do Hospital Santa Catarina – Paulista, mãe de Fernanda.