Família

Turista morre após suspeita de picada de aranha marrom em restaurante na Bahia

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

Publicado em 16/07/2024, às 13h16 por Malu Lopes


Compartilhe:


Neste domingo, 14 de julho,  Cid Penha, de 65 anos, morreu após ter a perna picada por um animal e meio a uma viagem para Morro de São Paulo, região turística da cidade baiana de Cairu após fazer um passeio de lancha e jantar em um restaurante na localidade. A morte ocorreu após cinco dias do ataque do animal.

Cid Penha estava em um passeio com seus amigos em Morro de São Paulo (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

 

Cid Penha era jornalista, advogado e estava nos últimos semestres do curso de medicina. Ele morava em Santos, no litoral paulista, e estava em Morro de São Paulo a passeio com um grupo de amigos. Eles contam que, na última terça-feira, 9 de julho,  o grupo fez um passeio de lancha e jantou em um restaurante da região. Ao longo do jantar, ele reclamou da picada de um animal.

Até esta segunda, 15 de julho, a causa do falecimento do turista não havia sido identificada. Porém, de acordo com o G1 e TV Bahia, os amigos do idoso suspeitam que ele tenha sido vítima de ataque de uma aranha-marrom — aracnídeo peçonhento que produz veneno considerado nocivo para humanos. 

Os sintomas de Cid incluiam vermelhidão, dor e coloração escura na perna, que coincidem com os ocasionados pela picada de animais do tipo, que pode levar a morte quando não tratada no período certo, conforme informações do Serviço de Proteômica e Aracnídeos da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Cid Penha, de 65 anos, morreu após ter a perna picada por um animal (Foto: Reprodução/ Redes Sociais)

 

O turista foi primeiramente atendido pela Unidade de Pronto Atendimento de Morro de São Paulo. Dessa forma, a Prefeitura da Cairu, se pronunciou em nota e afirmou que Cid Penha apresentava uma vermelhidão no membro inferior, sem causa definida. A suspeita era de "picada de inseto ainda não identificado".

"A equipe da vigilância sanitária (Visa), conjuntamente com equipes da Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, farão uma varredura em toda área onde ocorreu o possível incidente para averiguar o ocorrido", disse a Administração em nota. A Santa Casa de Valença, para onde ele foi encaminhado em seguida, descartou a mordida de aranha-marrom, devido à "raridade na região e considerando ainda que o paciente e seus acompanhantes não tinham certeza na indicação do animal", diz a nota.

Nesta terça-feira, 16 de julho, o corpo da vítima será levado para Santos,  Litoral de São Paulo, onde será velado e cremado.
 

Mais lidas

Família

Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil

Família

Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"

Família

João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"

Família

Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho

Bebês

Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”

Família

Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai

Família

Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira


Palavras-chave
picada turista Morro de São Paulo aranha marrom