Você já imaginou não ouvir falar mais em gripe? Para os pais parece um sonho distante, principalmente durante o inverno, considerar que é possível que os filhos nunca mais contraiam esta doença.
Porém, um estudo realizado por cientistas da Oregon Health & Science University, nos Estados Unidos, demonstrou que isso é possível. Os especialistas acreditam que conseguiram desenvolver uma vacina universal contra gripe, o que seria um feito inédito na história.

Mas o que isso significa de fato? Que ao receber a dose do imunizante, o indivíduo ficaria com uma proteção para a toda a vida contra o vírus, impedindo de contrair a doença e, claro, promovendo maior qualidade de vida.
Apesar das notícias empolgantes, elas demandariam um tempo para estarem disponíveis no mercado, mas menos talvez do que você espera. Jonah Sacha, um dos pesquisadores, disse: “Isso pode realmente se tornar uma vacina em cinco anos ou menos”.
A pesquisa apresentou resultados positivos e esperançosos quando aplicada em macacos, que estavam contaminados com a gripe influenza extremamente letal (H5N1). De acordo com os cientistas, as amostras são ainda mais animadoras porque podem também colaborar para imunizantes vitalícios de outras doenças e até evitar pandemias, como a da Covid-19. Confira o estudo completo aqui.