São Paulo iniciará a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a covid-19 nesta quarta-feira, 18 de agosto. O anúncio foi feito pelo governador João Dória em coletiva. Jovens com comorbidades, grávidas e puérperas serão prioridade na imunização.
“A partir desta quarta-feira, iniciaremos a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos em todo o estado de Paulo. Alguns municípios solicitaram a autorização e receberam, para iniciar hoje a vacinação dos jovens nessa faixa porque já cumpriram o processo vacinal dos adultos com mais de 18 anos”, declarou o governador, em coletiva de imprensa.
Mauá, Riberão Pires e Rio Grande da Serra já iniciaram a imunização dessa faixa etária. Neste fim de semana, ocorreu a “virada da vacina” para jovens entre 18 e 21 anos. O governo calculou que, agora, 69,62% da população do estado se vacinou com pelo menos uma dose.
O calendário agora fica com 18 a 29 de agosto destinado a vacinação de jovens com comorbidades, grávidas e puérperas; 30 de agosto a 5 de setembro para adolescentes com 15 a 17 anos e 6 a 12 de setembro para jovens de 12 a 14 anos.
Essa faixa etária, por enquanto, só está autorizada pela Anvisa para receber o imunizante da Pfizer. O uso da Coronavac está sendo analisado pela agência. No município de São Paulo, o secretário de saúde Edson Aparecido afirmou que a imunização será escalonada – e o calendário oficial ainda não foi divulgado.